Porque desde novembro eu vivo em abril

O texto abaixo encontrei no blog da Cristiane Lisboa (http://cristianelisboa.zip.net/), escritora de quem eu gosto muito. Como ela já tinha colado do Monteiro Lobato, achei que não tinha mal nenhum colar dela…e compartilhar essa história com mais gente.  

lagarto

Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano. Por que? Porque não é frio nem quente e não é mês das águas nem de sêca – tudo na conta certa! E por causa disso inventaram lá no Sítio do Picapau Amarelo uma grande novidade: as ferias-de-lagarto.

– Que historia é essa?

Uma historia muito interessante. Já que o mês de abril é o mais agradavel de todos, escolharam-no para o grande “repouso anual” – o mês inteiro sem fazer nada, parados, cochilando como lagarto ao sol! Sem fazer nada é um modo de dizer, pois que eles ficavam fazendo uma coisa agradabilissima: vivendo! Só isso. Gozando o prazer de viver…

– Sim, dizia dona Benta, porque a maior parte da vida nós a passamos entretidos em tanta coisa, a fazer isto e aquilo, a pular daqui para ali, que não temos tempo de gozar o prazer de viver. Vamos vivendo sem prestar atenção na vida e, portanto, sem gozar o prazer de viver á moda dos lagartos. Já repararam como os lagatos ficam horas e horas imoveis ao sol, de olhos fechados, vivendo, gozando o prazer de viver – só, sem mistura?

(Primeiro capítulo do livro 2 do Sítio do Picapau Amarelo, Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato, na grafia original).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *