No rastro dos Eternautas

Com dois feriados pela frente, a Páscoa e o 21 de abril, há muitos brasileiros vindo para Buenos Aires. Vou colocar no blog a partir de hoje algumas dicas de passeios, principalmente para quem virá à cidade pela segunda vez e já pode pular o básico.

A primeira sugestão é um city tour alternativo, a pé ou em kombi (!!!), com o grupo da Eternautas, uma empresa de turismo cultural dirigida por historiadores formados pela Universidade de Buenos Aires. A programação para os próximos dois finais de semana é a seguinte:

 

Sexta, 10 de abril, 14h – El Otro Sur (em kombi)

Uma visita a quatro bairros “esquecidos”, que guardam excelentes histórias e surpreendentes edifícios. Barracas, Nueva Pompeya, Parque Patricios e Boedo possuem antigas fábricas, murais de rua, edifícios de sociedades secretas, igrejas, pontes, parques e bares tradicionais. Uma viagem ao passado e presente de velhos bairros populares. Os protagonistas são a imigração, o tango, o futebol e a literatura.

Duração: 3 h (30 pesos)

Ponte de encontro: Florida y Marcelo T. de Alvear (esquina da Joalheria Stern).

boedotc2

Sábado, 11 de Abril,16h  – Avenida Alvear: el pulso de la elite (caminhada)

Poucas áreas de Buenos Aires se identificam tanto com a idéia de elegância como as atuais sete quadras da avenida Alvear. Traçadas seguindo a tendência habitual da elite portenha de mirar-se no espelho europeu, as residências dessa rua foram construídas para reproduzir o estilo de vida da alta burguesia que tanto os argentinos admiravam e queriam imitar. São palácios que dão conta de uma Buenos Aires no auge do seu apogeu e que conservam uma atmosfera de belle époque. O Hotel Alver, na foto abaixo, é um bom exemplo.

Duração: 2h (10 pesos)

Ponto de encontro: Monumento a Carlos Pellegrini (Alvear y Libertad)

 hotel-alvera

Sábado, 18 de Abril, 14h – Escritores de Buenos Aires

Passado e presente se entrelaçam nesse passeio, graças à magia da literatura. Oliverio Girondo, Jorge Luis Borges, Silvina Ocampo,Ernesto Sábato… Buenos Aires está repleta de escritores e referências literárias. São explorados lugares onde viviam ou se reuniam  esses escritores, lugares que inspiraram suas obras ou que remetem a elas. O passeio é acompanhado com leitura trechos de novelas e poesias.

Duração: 3 h (30 pesos)

Ponto de encontro: Florida y Marcelo T. de Alvear (esquina da joalheria Stern).

cortazar_hole

 

Outras informações: www.eternautas.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *