Paixão por empanadas: as 10 mais!!

empanadasHay quienes las fríen y quienes las hornean. Quienes le ponen azúcar por encima, y quienes las pintan con huevo. Podrán ser más o menos picante, llevar más o menos comino. ¿Pasas de uva? Tal vez. ¿Aceitunas verdes y/o negras? Por qué no… Lo importante es que estén bien hechas; de manera artesanal, y nunca (NUNCA) recalentadas. Esta es la receta de una buena empanada según el sitio gastronómico Glamout.com, que eligió las mejores de Buenos Aires.

La Americana
Av. Callao 83. Tel.: 4371-0202
“La Reina de las Empanadas” nació en 1935 y, para que quede claro, es a la empanada lo que Guerrin a la pizza. Es verdad que ahora las empanadas son más chicas (cambio que se produjo hace casi diez años), y la masa solo correcta, pero el relleno está muy bien. Queso y cebolla y una Salteña jugosa con algo de picante, las dos mejores. El ambiente es quilombero, ciento por ciento porteño: en el estilo de mesas, en los uniformes de los camareros, en el modo de atender campechano y acelerado. Que quede claro: La Americana tiene mucho encanto y merece un lugar en el top 10. Para acompañar: moscato con abundante hielo.

Ranking completo: http://www.glamout.com/Mesa-Gourmet/Hojas-de-ruta/Top-10-las-mejores-empanadas-de-BA.html

8 Comments

  • A melhor empanada tradicional de carne, e não que eu seja parcial pela *minha* parte da cidade, ainda é a que se come no Croxi, na plaza Martelli, grudada na estação Belgrano R. Massa folhada, assada, bem temperada. Pro meu gosto, falta pimenta, mas trago de casa um vidrinho de molho de pimenta verde Cepera e tudo se resolve.

    E por dois pesos e cinquenta centavos ainda trazem de acompanhamento a vista da plaza Castelli e dos trens passando do outro lado.

    • Gisele Teixeira disse:

      A melhor empanada é a que está mais perto de casa e quando a gente está com bastante fome, nè? Conheço pouco Belgrano, mas a dica já está anotada!

      • Ah, mas andamos fazendo pesquisas por aí, e conhecemos a do Croxi *antes* de nos mudar pra Belgrano. Não sabemos ainda se nos mudamos pra cá por causa da empanada do Croxi ou por causa do nhoque com molho de gorgonzola e tomate do Doña Isabel, alí na Villa Urquiza. 🙂

        Também andamos fazendo pesquisas sobre a melhor panqueca de maçã com rum e estamos na dúvida entre a do El Primo (o de Las Cañitas, não o de Palermo) e a do Campo Bravo (o de Palermo, não o de Las Cañitas).

        Dia desses, depois de a nossa cadela ter os filhotes (o Noblat diz que você se mudou pra cá de mala, cuia e coração; nós viemos de mala, cuia, coração e cães), vamos fazer a inauguração pública da churrasqueira do jardim. Vamos encomendar umas empanadas do Croxi e, se você quiser aparecer, é só dizer, que a gente avisa quando for a hora.

        • Gisele Teixeira disse:

          Claro que eu quero!!! Me avisem sim, que eu levo o mate…
          Como garantia, já começo a correr hoje, pra queimar calorias antecipadamente!!!
          Afemaria, aqui nessa cidade só tem delícias.

          • Vamos avisar, podexá. Aliás, se você gosta de comida neoperuana, vamos hoje à noite, lá pelas dez, ao Mosoq (www.mosoq.com, releve ou desligue a musiquinha irritante). Se quiser aparecer, a Fernanda, minha mulher, está reclamando que a gente conhece muito pouca gente aqui.

          • Gisele Teixeira disse:

            Oi Tomas, ontem chegamos muito tarde. Mas fiquei interessada em saber o que é comida “neoperuana”!!! Vou experimentar. De qualquer forma, marcamos algo em breve. Tambem conheço pouca gente aqui, e pouquissimos brasileiros…

    • fernando disse:

      Caros amigos!! No Rio de Janeiro Brasil, inaugurou uma casa chamada Muycaliente Iguarias Bar que fica no coração da Barra da Tijuca. A pagina é http://www.muycaliente.com.br São 14 sabores com a massa leve, crocante e assadas no forno. São deliciosas. E são preparadas e supervisionadas pelo Chef Lowndes com experiência internacional. Eles tem também os burritos mexicanos e o almoço executivo com a batuta do chef. Uma das empanadas que adorei foi a lampião feita com carne seca, cebola e creme de abóbora. Uma homenagem a uma iguaria bem brasileira. Espero que vc possa conhecer e dar a sua opinião gastronomica. Parabens pela matéria. Abs

      • Edu disse:

        Oi Fernando
        Com certeza vamos testar as empanadas cariocas. E se você visita Buenos Aires, não pode perder “Cholita”, onde fazem empanadas grelhadas e outras iguarías da cozinha de origem nortenho (Salta, Jujuy, etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *