Ursos da paz criam discórdia em Montevidéo

Imagem 239

 Já estão em Montevidéo os mais de 140 ursos da exposição “Cultura pela Paz, United Buddy Bears”. Patrocinada pela Unicef, os ursos simbolizam a união dos países da ONU e formam parte de uma mostra que busca difundir o diálogo e o intercâmbio entre culturas e tradições. Cada urso – de 2 metros de altura – foi pintado por um artista do país que representa.

A exposição atravessa o mundo desde 2002 e já foi vista por mais de 20 milhões de pessoas, mas causou confusão no Uruguai por reavivar a polêmica origem de Carlos Gardel. A imagem do cantor está na escultura que representa a Argentina. Os uruguaios não somente protestaram pela apropriação como também dizem que o “urso uruguaio” é o mais feio da mostra. E é!!!! Um grupo chegou a criar um blog contra o urso argentino, que tem um trabalho de fileteado e traz na nuca a legenda: “Porteño y vistoso, en Buenos Aires nació este oso”. E jogaram spray preto no rosto de Gardel, que foi limpo mas ficou meio “danificado”.

Imagem 247

A nacionalidade de Carlos Gardel é o centro de uma antiga polêmica. Alguns historiadores afirmam que o cantor nasceu em Tacuarembó, no norte do Uruguai. Outros, ao contrário, sustentam que ele nasceu em Toulouse, na França e que teria vindo com sua mãe para Buenos Aires no navio “Don Pedro”, em março de 1893.

Polêmicas à parte, a exposição é ótima. As crianças gritam enlouquecidas em volta dos ursos. E os grande também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *