Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken

tarkovsky Um museu que pouca gente visita em Buenos Aires é o Museo del Cine. O acervo se formou com a coleção original que pertenceu a Pablo Christian Ducrós Hicken e inclui equipamentos Lumiére, Pathé e Gaumont, câmaras, projectores, moviolas e roupas das estrelas da época de ouro do cinema nacional. Entre os componentes se destacam: 4.000 livros especializados, 420 títulos de longas de ficção, 1.300 roteiros originais, 5.000 cartazes, 35.000 fotografias, 250 peças de indumentária. A Cineteca del Museo tem uma coleção de 600 filmes sonoros e mais de 20 da época do cinema mudo. Atualmente, o museu está sento todo remodelado, o que quer dizer que a gente vai ter que esperar um pouco para ver tudo isso. A parte administrativa está funcionando, de forma provisória, na calle José Salmún Feijó, 555. Mas quando as obras terminarem, o acervo volta para San Telmo.

Enquanto isso, dá para curtir os ciclos de exibição que são promovidos pela instituição. Nesse momento o Museu está com uma mostra de ficção científica, que começou em junho e termina agora em agosto, com dois filmes, que podem ser vistos no Centro Cultural Recoleta (Junín 1930), as 18 hs, de graça.

Dia 2 de Agosto – SOLARIS (URSS, 1972, 165min) – Dirigida por Andrei Tarkovsky. Con: Donatas Banionis, Jüri Järvet y Natalya Bondarchuk.

Dia 9 de Agosto – CABEZA DE PESCADO (PREESTRENO) (Argentina, 2008, 82min) – Dirigida por July Massaccesi. Con: Martin Pavlovsky, Ingrid Pelicori, Laura Nevile y Carlos Kaspar

Foto: Donatas Banionis e Natalia Bondarchuk em Solaris (1972)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *