Fernet não é água não!

fernet

Uma bebida amarga, que mistura mais de 40 ervas. Assim é o Fernet, paixão dos argentinos, que chegam a consumir 13 milhões de litros por ano. Ame-a ou deixe-a.

 

fernet

São famosos os cartazes antigos da bebida

 

Os argentinos têm uma relação muito estranha com o sofrimento. Por isso não me causa espanto que uma das bebidas nacionais, o Fernet, seja uma das coisas mais amargas que provei na vida. O que me causa surpresa, isso sim, é que menos de um ano depois de morar aqui eu já bebia Fernet com prazer! Sete anos depois, já não vivo sem! Para muitas pessoas, seu sabor é intragável. É um caso de ame-a ou deixe-a.

A bebida foi criada em 1845 em Milão, na Itália, e chegou aqui com os imigrantes. Hoje, a Argentina é o único país que produz a chamada Fernet Branca fora da Itália. Originalmente, era vendida como um digestivo, ou então como remédio. Além de vermífugo, diziam que era ideal para cura da ressaca, do desconforto gastrointestinal e alívio da cólica menstrual.

fernet branca

É produzida pela maceração 40 ervas e especiarias em barris de carvalho, entre elas aloe, codeína, louro, absinto, casca de laranja, ginseng, erva-de-São João, sálvia, óleo de hortelã e açafrão, tudo numa base de aguardente de vinho.

As proporções da mistura constituem um segredo de Estado. Há mais de 20 marcas nas prateleiras, sendo que a mais consumida é a Fernet Branca (que na verdade é preta, o nome é uma homenagem ao seu criador, Bernardino Branca).

Fernet: como se toma

Na Argentina, se toma o Fernet misturado com Coca-Cola. As quantidades e maneiras de preparar a bebida provocam discussões, mas a receita vem mesmo da fábrica:

fernet2

Curiosidade: embora a bebida tenha um consumo que chega a 13 milhões de litros por ano na Argentina, o vocábulo não constava de nenhum dicionário de língua espanhola. Deveria estar entre “fernandino” e “ferocidad”. Mas não estava. Pelo menos até o ano passado!

Fernet: no dicionário da RAE

Numa bela sacada de marketing, a empresa Fernet 1882, produtora da bebida na Argentina, iniciou um movimento para incluir a palavra no Dicionário da Real Academia Espanhola (RAE). ¿Por qué “güisqui” y “coñac” sí, y fernet no? E conseguiu! A bebida mais consumida na província de Córdoba entrou na 23a edição do dicionário da Real Academia Espanhola. E a definição é a seguinte:  licor amargo, a base de ervas.

No dicionário argentino faz tempo que já está:  fernet o ferné .m. Arg. Bebida alcohólica amarga, de propiedades digestivas, que se obtiene de la maceración de hierbas y raíces. En Argentina se acostumbra endulzarla con gaseosa coca.

Independente de como você queira denominá-la, vale o aviso: vá com calma. Você pensa que Fernet é água? Fernet não é água não!

Se você não gosta de Fernet, descubra o nosso arquivo sobre vinhos!

10 Comments

  • Lenice Laflor disse:

    Uma vez me disseram que fernet + coca-cola = “fernando”, assim que eles chamam essa mistura. Muito legal teu blog! Parabens!!!

  • Marta disse:

    “Fernando” … Porque será que esse nome me fez lembrar da música da cantora paraguaia Perla? Talvez, puro acaso.
    Mas me chamou a atenção o nome da bebida que estava num quadro , numa pizzaria, onde eu e meu saudoso esposo fizemos uma foto juntos. A bebida é amarga? A vida as vezes também é…A partida Brusca do meu esposo, de quem amamos, deixa em nós eternas lembranças. E foi olhando na foto, revivendo em memória o jantar na pizzaria que me chamou a atenção a escrita Fernet – Branca no quadro com a garrafa rústica. Quem sabe um dia resolvo provar a famosa bebida de ervas.

  • Vanderlei Luvizetto disse:

    Eu gosto muito

    • Luiz disse:

      Desde que fui pra buenos Aires adorei fernet tomava esse branca e outras marcas baratas puro ,é muito bom,e na Argentina é barato até aqui no Brasil se encontra algo parecido ou igual mais é mais caro ,…

  • Isa disse:

    Gosto muito do fernet, porém é só tomar uma dose que já vem o enjôo junto… Nao sei se é por reação a alguma das ervas, pois o sabor me agrada muito, mas vejo que meu organismo nao aceita!! Será que é só comigo? Alguem mais?

  • Ganhei uma garrafa, fiz a mistura com Coca-Cola ( Fernando), e não desceu.

  • Otto disse:

    Fernet sem álcool= Olina + Coca, é o mesmo gosto e tem semelhante composição.

  • Júlio disse:

    Outro dia eu comi tanto de passar mal kkkkk tomei uma tampinha de fernet, foi o suficiente p melhorar em menos de 5 minutos.
    Não vivo sem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *