Só no sapatinho…e no bandoneón

90big

Em agosto, Buenos Aires se transforma em uma espécie de Meca tangueira. Amantes do tango espalhados pelo mundo se somam aos argentinos para prestigiar dois eventos: o Festival de Tango e o Mundial de Baile de Tango. A primeira função – essencialmente de música – começa na próxima sexta e vai até o dia 31. As danças se encaixam no dia 23 e também prosseguem até o final do mês.

A programação é de gritar. A abertura é com a primeira apresentação da Orquestra Típica El Porvenir – integrada por 60 crianças do Programa de Ação prioritária. Entre as outras produções especiais estão um encontro de instrumentistas jovens, em um concerto chamado Bandoneonazo, e noites de homenagens a Pugliese e Piazzola.

No primeiro caso, uma série de músicos que passaram pela orquestra do mestre se apresentarão com suas respectivas agrupações, como Rodolfo Mederos (QUE EU AMO!!!) e sua orquesta típica. Já o concerto “Astor por Escalandrum” traz as obras do bandoneonista interpretadas pelo sexteto de jazz de seu neto, Daniel “Pipi” Piazzolla. Além disso, há apresentações do Sexteto Mayor, Orquestra de Tango de Buenos Aires (com Susana Rinaldi como convidada) e Luis Salinas, entre outros. Os cantores de tango típica também têm destaque: Alberto Podestá, Osvaldo Ribó, Rubén Cané, Juan Carlos Godoy e Lalo Martel.

005

O Mundial de baile não fica atrás. Centenas de casais, de mais de 20 países, se apresentam para uma porção de juízes que vão escolher quem é o melhor do mundo. São duas categorias: tango salão, que é o que se dança nas milongas, e tango cenário, aquele tango estiloso que a gente vê nos filmes e nas apresentações para turistas, o tango de palco.

Entre uma coisa e outra, dá-lhe baile. Para todos os gostos. Milongas com orquestras ao vivo, festas de tango eletrônico e ainda muito “tango de garagem”. Negócio pesado. Para completar, aulas de tango para todos os níveis e em diversos locais da cidade (uma boa para quem quer começar em grande estilo…ou voltar a bailar), conferências, apresentações de livros e mostras de fotografia.

As sedes serão no edificio de Harrods e nas salas Avenida, 25 de Mayo, San Martín, Centro Cultural Recoleta, Ciudad Cultural Konex, Planetario, La Trastienda e  estadio Luna Park.

As fotos são de divulgação e a programação completa no site: http://www.festivales.gob.ar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *