O blog Fumado, a revista THC e a despenalização da maconha

Os juízes da Corte Suprema da Argentina definirão no próximo dia 25 a chamada despenalização do consumo de drogas, para maiores e em âmbito privado. Nessa data eles tratarão somente do caso “Alustiza”, chamado assim em função do sobrenome do acusado, condenado por fumar maconha em casa. Mas a decisão abre caminho para que o governo apresente um projeto de lei que reforme a atual Lei de Drogas, em direção à despenalização do consumo “caseiro”. A ação deste mês terá como base o artigo 19 da Constituição nacional, que trata de atos privados de pessoas, e especificará que o consumo de maconha no âmbito do domicílio não pode ser penalizado, sempre e quando o consumidor seja maior de idade.

N17-THC-TAPAO tema é capa da revista THC, “la revista de la cultura cannabica”, que existe há três anos e defende o consumo responsável e a legalização da maconha. A publicação faz extensas reportagens sobre o tema, publica um guia de cultivo e uma seção em que leitores mandam fotos de suas plantações. Mais engraçado é o blog Fumado, hospedado no jornal Crítica Digital, que traz “reflexiones, frases y pensamientos de fumados”.

No Brasil, consumir ou comercializar drogas é crime. Porém, a legislação atual prevê punições distintas a usuário e traficante. Ao primeiro, a lei imputa três tipos de pena: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade (de 5 a 10 meses) e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Já a quem produz ou comercializa drogas, a lei atribui pena de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa de 500 a 1.500 reais.

laberinto_chicoPS: alguém quer ajudar o Fumado a chegar no chocolate?

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *