A vizinha chega dia 30

1042907

A menina fanática pelos Beatles, que sonhava com a paz mundial e odiava sopas voltará a sentar-se na porta de sua casa no próximo dia 30. E a porta dela é quase do lado da minha!!! Isso mesmo. Serei praticamente vizinha de Mafalda, a personagem criada pelo desenhista Joaquín Lavado, o “Quino”. Nessa data, vão inaugurar uma estátua em tamanho natural da chica filósofa na calle Chile 371, em San Telmo. No último final de semana, o escultor Pablo Irrgang mostrou como será a réplica da garota (FOTO).

Quando desenhou Mafalda, na década de 60, Quino vivia nesse edifício, no 10º andar. O desenhista retratou seu edifício tal e qual era, com o detalhe da maçaneta de bronze no portão de entrada, registrado em vários quadrinhos no qual Mafalda está sentada, no degrau da frente. Recorrer o bairro hoje é como meter-se nas tiras  – percorrer as ruas de paralelepípedo por onde andava o velho Citroen, visitar o kiosko de jornais de Don Jorge (que ainda está intacto, embora com outro dono), as senhoras com seus carrinhos de compras (eu também tenho o meu changuito!) e o mítico armazén “Don Manolo”.

Originalmente, Mafalda foi criada para ser a garota-propaganda de uma marca de eletrodomésticos. Mas adquiriu vida – e tirinha – própria: Em suas histórias atacava os conflitos bélicos, a Guerra Fria, o consumismo, a pobreza, o totalitarismo e a violência policial. Dizem que é o cartum mais famoso do mundo. Infelizmente, Mafalda não aparece em novas histórias desde 1973. Ficamos com as tiras antigas, então, que continuam geniais.
ma40

ma44

Mais sobre Mafalda AQUI, inclusive alguns vídeos

Página oficial de QUINO

Vídeo com depoimentos dos vizinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *