Nas pegadas de Che

che

En Rosario suelen decir ‘aquí nació’, en Córdoba y Misiones, ‘aquí vivió’, en Neuquén, ‘por aquí pasó’ y en Cuba ‘aquí se hizo revolucionario.

O governo da Argentina lançou agora em agosto “Los Caminos del Che”, uma rota turística que convida a conhecer os cenários naturais e urbanos em que transcorreram os anos de juventude do líder revolucionário. A rota enlaça Rosario, Misiones, Alta Gracia e San Martín de los Andes.

ROSARIO: A cidade de Rosário, a 300 km de Buenos Aires, é a primeira escala. É a cidade natal de Che. Uma das principais homenagens está no Parque Irigoyen, de 18 hectares, que abriga o enorme Monumento ao Che. No cruzamente das ruas  Tucumán e Mitre, a Praça de la Cooperación também celebra com um imponente mural o filho ilustre. O itinerário culmina ao chegar a Entre Ríos 480, endereço exato da casa natal de Che, onde viveu com sua família durante o primeiro ano de vida.

EL MUSEO HOGAR MISIONERO O segundo passo do recorrido fica no departamento de Montecarlo, em direção ao centro-oeste de Misiones, em uma população agrícola que não supera os 4 mil habitantes e está rodeada de um espectacular marco de selva, com os tradicionais caminhos de terra vermelha. Perto da  Ruta Nacional Nº 12, e lindando o rio Paraná residiu Che com seus pais de 1928 a 1929. No chamado Hogar Misionero del Che, extendido dentro do Parque Provincial Ernesto Guevara de la Serna, de 23 hectáreas, é possível desfrutar do entorno ecológico, social e cultural daquela época. Várias referências históricas estão preservadas.

LA CASA DE ALTA GRACIA A serra cordobesa recebe a terceira escala do circuito. Bem no centro do território argentino, a cidade de Alta Gracia guarda o encanto de seu microclima e uma localização  privilegiada, a apenas 37 kilômetros da capital da província. O museu dedicado a Che, criado com o assessoramento do Centro Che de Habava, foi inaugurado em 2001 na casa onde Ernesto viveu 11 anos junto com sua familia, seu período mais longo de residência na Argentina.

686

LA PASTERA O final do circuito se encontra em San Martín de los Andes, localidade neuquina localizada cerca do majestoso lago Lácar. É aqui que está La Pastera, Museo del Che, outro lugar que testemunhou passagens de sua vida. Integralmente construído em madera, o edifício-museu é uma peça de coleção em si mesmo, que data de 1946. Originalmente era um silo de grãos e, depois, abrigou Che e Alberto Granados em uma das paradas da famosa viagem que fizeram na motocicleta La Poderosa II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *