Para se “finar de rir”

Para ilustrar esse post, nada melhor que o Macanudo. Para quem não sabe, um personagem clássico do cartunista gaúcho Santiago. Quem quiser rir um pouco mais é só clicar no TINTA CHINA, o site da Grafar, uma associação aberta de cartunistas, chargistas, caricaturistas, ilustradores e quadrinistas gaúchos.

REP-santiago_macanudo

ABRIR – Sair fora, cair fora: comum no convite que se faz, quando parece estar na hora de sair do lugar, “Vamo abrir?”. Mais raramente, fugir. “Abrir o tarro” significa chorar, berrar, reclamar. “Abrir a goela” ou “os peitos” quer dizer cantar. “Abrir o jogo” é sinônimo de falar às claras, desvendar implícitos; neste caso também se diz simplesmente “abrir”. Diferente de “se abrir” (v.).

A FUDER –  Pela ortografia brasileira deveria grafar-se “a foder”, mas é “a fuder” a expresão, que tem uma forma contrata, “a fu”, que também se diz, malandramente segundo o critério popular, “a fuzel”; designa aquilo que é muito bom, de alta qualidade, tanto uma situação (“Tava uma festa a fuder”) quanto um sujeito (“Bá, esse cara é a fuder”); também quer dizer a fazer (v.).

ADEUS, TIA CHICA – Forma de declarar que deu pra bolinha (v.) do que quer que seja, definitivamente, para nunca mais. “Se a gente conseguir a grana, aí adeus, tia chica”, por exemplo. Pode ser usada como comentário tanto de horrores como de maravilhas.

ATACAÇÃO – Estado alterado da mente e/ou do sentimento. Mães, por exemplo, ficam numa atacação quando tentam impor certa ordem e não conseguem sucesso.

A TROCO? – O mesmo sentido de por quê?Para quê? Derivou, por encolhimento, da expressão a troco de que santo”. É usada assim mesmo, a seco. “Tu quer que eu vá lá? Mas a troco?”

A COISA É FEIA E VEM SE DEBRUÇANDO – Diz o Fischer que essa foi criada pelo Sérgio Jacaré, quando descrevia uma situação ruim tendendo a pior. Ótima!

BEM NESSAS – Expressão de concordância com os termos de algo dito antes. “Quer dizer que além de tudo tu ainda perdeu o dinheiro? Bem nessas.”

CAPAZ – Resposta negativa sintética, de alta expressão e de grande uso. Usada, não sei por quê, especialmente por mulheres (acho eu). ‘Tu vai lá?’, responde a moça, entre o espantada com a pergunta e o indignada com a mesma coisa : ‘capaz’. E depois, na fala, não tem nem ponto de exclamação, é ponto final mesmo. Deve ter-se originado de uma pergunta de resposta a uma pergunta; no caso aí de cima, a resposta da moça, por extenso, seria algo como ‘então tu achas que eu seria capaz de ir lá?’

CHEGAR – Por mais paradoxal que possa parecer, chegar é sair. Alguém que está indo embora diz: “Bom, pessoal, vou chegar”.

CHISPAR – Sair muuuuito rápido. Normalmente mães irritadas dizem assim para as crianças: “chispa daqui!”

CUTUCO – Usa-se muito “sentir o cutuco”, perceber a gravidade da situação. As vezes vem em forma de pergunta: “Sentiu o cutuco?”

É MAIS JOGO – Expressão de aprovação a uma hipótese, entre duas ou mais. “É mais jogo ir pela Bento que pela Ipiranga”

GALETO – Guria nova (galetinho)

UÉ, SAI – Frase proferida para expressar rejeição ao que se apresentou. O filho diz para o pai que já está saindo e vai levar o carro. O pai diz: “Ué sai”, significando “Quem foi que disse que eu estou de acordo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *