Migraciones

“Tu Cristo es hebreo. Tu auto es japonés. Tu pizza es italiana. Tu democracia griega. Tu café brasilero. Tus vacaciones turcas. Tus números árabes. Tu alfabeto latino. Sólo tu vecino es extranjero.”

De un manifiesto alemán de los´90.


DSC01212Gostei muito do tema do Encuentros Abiertos- Festival de la Luz 2010: Migraciones. O evento acontecerá em agosto do próximo ano, mas já está recendo inscrições. Serão realizadas mostras individuais e coletivas de fotografia,retrospectivas de fotógrafos reconhecidos e também exposições de gente nova no circuito. A convocatória está aberta até 30 de dezembro deste ano, a TODOS os interessados, sejam profissionais ou apenas aficcionados.

Mudar de país, de continente, de estado, de município, ou somente de bairro é uma prática corrente no mundo contemporâneo. Eu mesma já morei em oito cidades. Mas a história das migrações é tão antiga quanto a origem da humanidade: desde a Idade da Pedra homens e animais se deslocam em busca de novos habitats. Distintas causam põem as pessoas em movimento: alimentos, religião, guerras, conhecimento, aventuras…amores. E assim os povos se mesclaram, nasceram novos costumes, se perderam outros, apareceram conflitos, descobrimentos, avanços, inventos. Atualmente, estima-se que 191 milhões de pessoas vivam fora de seus países de origem e que 12,7 milhões sejam refugiados.

Os detalhes estão AQUI. A foto cima fiz no Marrocos, em 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *