Andy Warhol. Mr America

tn_imagen_t4_1384g

Esse é o nome da mega exposição que o Malba vai receber em outubro. São 170 obras – sendo 26 pinturas, 58 gravuras, 39 fotografias e 2 instalações (Silver Clouds e Cow wallpaper), além de 44 filmes pertencentes a diferentes etapas de sua produção, com ênfase no período que vai de 1961 a 1968. A mostra vai ser montada em parceria com o Museo Andy Warhol, de Pittsburgh. A boa noticia é que depois de passar pelo Malba (de 22 de outubro a 9 de fevereiro) a exposição vai para a Pinacoteca de São Paulo, de 27 de fevereiro a 25 de abril.

QUEM FOI WAHROL?

Warhol era filho de pais originários da Eslováquia que migraram para os Estados Unidos durante a Primeira Grande Guerra. Graduou-se em design e ainda jovem, em Nova York, começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker. Começa nessa época uma carreira de sucesso como artista gráfico e faz sua primeira mostra individual em 1952, com 15  desenhos baseados na obra de Truman Capote.DylanWarhol_NF009 Abaixo, uma foto de dele com Bob Dylan, numa visita do música ao seu estúdio, chamado The Factory. La no fundão…ele…Elvis!!!

Nos anos 1960 passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa.

A partir do meio da década de 1960, Warhol radicaliza a idéia de artista multimídia em seu tempo e passa a militar em outras áreas que incluem a música e o cinema. Seus filmes undergrounds são hoje clássicos do gênero e, entre eles, se destacam Chelsea Girls, Empire e Blow Job (1964). São filmes conceituais, onde “nada acontece”.Também fez experiências retratando pessoas célebres no formato Polaroid.

Na música, através do grupo de rock underground Velvet Underground, já nos anos 1970, participou de performances e ajudou a agitar e difundir a cena do glitter rock originária de Londres. Dessa mesma vertente também participam, tanto em Londres, como em Nova York, David Bowie (fase Ziggy Stardust), Lou Reed , Iggy Pop, T. Rex, Kiss, New York Dolls (no Brasil, Secos e Molhados), em que elementos de androginia e ambigüidade sexual são ressaltados através do uso de cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas e paetês, e enfatizam a decadência de padrões arraigados de comportamento.

Andy Warhol Cunha a famosa e profética frase, hoje amplamente divulgada: “In the future everyone will be famous for fifteen minutes”. (No futuro qualquer um será famoso por quinze minutos). Seus últimos trabalhos são 1986 com a série de pinturas intitulada The Last Supper, baseados em Da Vinci e um revival do grande tema da pop art intitulado Ads que remetem aos trabalhos iniciais baseados nos apelos da publicidade e do consumo e nos objetos do cotidiano. Morreu em janeiro de 1987,  aos 59 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *