Coleções privadas de arte

bg_edificio

Dois excelentes espaços de arte de Buenos Aires – o Malba e o Fortabat – são resultado de coleções pessoais. O primeiro, que reúne as obras do empresário Eduardo Constantini, na Recoleta, já conheço há bastante tempo. O segundo, de Amalia Lacroze Fortabat, fica em Puero Madero e fui visitar no último sábado. É um prédio enorme, com uma vista para Puerto Madero e seus barco à vela (dique 3). O edifício foi construído pelo arquiteto Rafael Viñoly e tem quase 7 mil metros quadrados de superfície total, com uma cúpula de vidro que vai de um extremo ao outro. São quatro níveis e dois salões principais.

julieta

O espaço abriga cerca de 200 quadros. Oferece um bom resumo da arte argentina, com obras  de Fader, Berni, Xul Solar, Pettorutti, Soldi, Garcia Uriburu, Nigri e Batlle Planas, entre outros. Há, inclusive, um quadro de Ernesto Sábato que, graças a Deus, escrevia muito bem. O Fortabat  apresenta também obras de renomados artistas internacionais, entre elas um Turner (foto)  pintado em Veneza que reproduz  una cena em uma terraza de um palazzo veneciano, com vista para a Praça de San Marco. Está avaliado em 7 milhões de dólares.

Por fim, peças de Chagall, Salvador Dali, Rodin, Miró e até um quadro da própria dona, pintado por Andy Wahrol (o que mostra que ele também fazia biscates, como dizia Caio Fernando Abreu). O que mais gostei foram as obras do argentino Carlos Alonso, de quem já havia  ouvido falar, mas cujo trabalho não conhecia de perto. Há uma série muito boa inspirada em Van Gogh. A entrada custa 15 pesos. Ao lado tem um café onde pode-se curtir o solzinho da primavera.

Endereço: Olga Cossettini 141
Puerto Madero Este
(1107) Buenos Aires. Argentina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *