Boedo literária

Casa%20%A1Viva%20Boedo%21%20a%F1os%2030

Boedo também é muito conhecido por ter abrigado, entre 1920 e 1930, um grupo literário muito importante. Entre os escritores que fizeram parte do “Grupo de Boedo” estão Álvaro Yunque, Nicolás Olivari, Leónidas Barletta, César Tiempo e Roberto Mariani, entre outros. Os boedistas, que se definiam de esquerda, tinham uma redação que funcionava na rua Boedo – proletária e tangueira – e mandavam às ruas as publicações Los Pensadores e Claridad.Durante muito tempo se tratou de vincular Roberto Arlt a este grupo, mas há divergências…

O grupo de Boedo fazia contraposição ao “Grupo de Florida”, chamado assim por ter sua redação na rua de mesmo nome, mais aristocrática e européia. Os escritores que comandavam as revistas Proa e Martin Fierro eram nada mais nada menos que Oliverio Girondo, Jorge Luis Borges e Ricardo Güiraldes, para mencionar os mais conhecidos dos brasileiros.

Os escritores de Florida dirigiam sua preocupação em direção a uma vanguarda estética, sem ingredientes ideológicos. Os boedistas, ao contrario, queriam que sua literatura refletisse os problemas sociais. Arte pura X arte comprometida. Com o passar do tempo, os grupos se mesclaram. Ou não? Se alguém tiver outra versão dessa história, aceito contribuições…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *