Palácio Barolo: com as bênçãos de Dante

Conheçam o Palácio Barolo, o edifício de Buenos Aires todo inspirado na Divina Comédia.

palacio-barolo-buenos-aires

Não sei se todos sabem, mas na década de 1910, o industrial Luis Barolo (1869 – 1922) e o arquiteto Mario Palanti (1885 – 1979) sonharam com trazer as cinzas do poeta Dante Alighieri a Buenos Aires. Para guardá-las, construíram um santuário na Avenida de Mayo: o Palácio Barolo. Foi o prédio mais alto do mundo, até a construção do Kavanagh, no ano 1935.

O Palácio Barolo surpreendeu desde seu início. O prédio inteiro está inspirado na Divina Comédia. Por este motivo, possui exatamente 100 metros de altura, para corresponder aos 100 cantos da obra de Dante. Conta com 22 andares, cada um contendo 22 escritórios, igual à quantidade de versos de cada um dos cantos.

palacio-barolo-miradores-de-buenos-aires

O teto do hall está dividido em nove partes, tal como os nove passos da iniciação e as nove hierarquias infernais. Tem ainda um farol no alto, que representa os nove coros angelicais e está sob a constelação do Cruzeiro do Sul, com a qual fica alinhado nos primeiros dias de junho às 19:45. O térreo é o Inferno, os primeiros 14 andares são o Purgatório. Os restantes andares do Barolo representam o Paraíso. O farol representa Deus.

Pois bueno, esse prédio foi escolhido pelo governo para ser um dos símbolos das comemorações do Bicentenário da Revolução de Mayo de 1810. A inauguração do “Faro del Bicentenario” será amanhã à noite, às 20h, com um concerto do pianista Horacio Lavandera, que interpretará três sonatas de Beethoven (Patética, Claro de Luna y Aurora).

Na mesma hora, pelo que entendi, se acenderá uma luz que poderá ser vista de vários pontos da cidade e serão projetadas diversas imagens nas paredes do Palácio Barolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *