Centro Histórico e Teatro Colon na lista de sítios ameaçados

teatro-colon-1

O centro histórico de Buenos Aires e o Teatro Colón foram incluídos numa lista de sítios em perigo no mundo. A seleção é feita anualmente pela organização Fundo Mundial para Monumentos (World Monuments Fund, em inglês), que desde 1996 anos faz pressão para proteger os patrimônios históricos que precisam de cuidados.

A lista de 2010 inclui 93 sítios em 47 países. Entre os lugares mais famosos estão o complexo arqueológico de Machu Picchu, no Perú; o tempo da Sagrada Familia, em Barcelona; a rota de Santiago de Compostela, na Espanha e as machiyas, tradicionais casas de Kyoto, no Japão.

Para as incorporações portenhas deste ano, as nominações ocorreram por parte da associação civil Basta de Demoler, no caso do centro, e da Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) e da Comissão de Defesa do Teatro Colón, para o teatro. O Colón está fechando há mais de dois anos numa polêmica que não tem fim.

As associações denunciaram a “falta de um modelo adequado de gestão do patrimônio, intervenções estatais em espaços públicos com valor patrimonial insuficientemente estudados e precipidamente executadas, além de priorização de interesses que destroem o patrimônio da cidade”

Foto: www.buenos-aires.ws

Lista completa AQUi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *