Atualizações gastronômicas

photo_1424_1

Até vir morar aqui eu não sabia, mas Buenos Aires tem uma grande colônia armênia – cerca de 150 mil pessoas. Esse grupo étnico se diferencia de outros grupos de imigrantes que chegaram não Argentina não só pelo volume de pessoas (nesse caso menor, é claro), mas também pela origem (asiática e não européia) e pelo contexto histórico (maioria das pessoas estava fugindo do Genocídio Armênio de 1915).

Vinham, em geral, da Síria e Líbano, e se instalaram no bairro de Palermo e arredores. Essa região concentra, é claro, os melhores restaurantes. São 15, segundo a Guia Óleo. A título de comparação, dizem que em São Paulo, por exemplo, só tem um, o  Casa Garabed. Não sei muito bem a diferença na pratica, entre a comida armênia e o que a gente chama no Brasil de comida árabe. Gostaria muito que alguém me explicasse.

Em Buenos Aires, sempre o que sempre que se fala nesse assunto, o restaurante mais lembrado, o top, top, top da lista é o Sarkis. E não é para menos. É a melhor comida armênia, disparado. O problema é que está sempre cheio e é preciso não se irritar com a fila de espera. Além disso, sinceramente, não gosto muito do ambiente – muito grande e com as mesas muito perto umas das outras. Não é um lugar charmoso, que se vá para ficar tranqüilo, conversando. É para comer. Mas é para isso que a gente vai num restaurante, também, né?

Para variar um pouco, ontem fomos experimentar oViejo Agump, que fica na rua Armênia, 1382, ao lado do Clube Armênio (leia-se La Viruta). E voltamos bem satisfeitos. Comemos super bem – pratos lindos e bem acabados – por 130 pesos (em torno de 70 reais a conta toda!!!), com entradinhas, prato principal, vinho e água. Éramos três pessoas. O ambiente é bacana, bem calmo, e tem mesas ao ar livre. Vale a pena experimentar.

5 Comments

  • Vivi disse:

    Querida, cada post seu me deixa com mais vontade de ir logo! Beijo

  • Eduardobaro disse:

    La comida armenia es en general de sabores más sutiles que la árabe, además permite el cerdo y el vino porque la tradición es cristiana, no musulmana.
    Los productos lácteos fermentados son importantes, así como elementos de la cocina soviética o la del Cáucaso, que dicen la influyó bastante.
    NOTA: Deliciosa la sopa de yoghurt
    Además se suele incluir en la cena la tradicional lectura de la borra de café….

    Cerca del Viejo Agump, en Armenia al 1300 está el Colegio Armenio, donde según creo los viernes, las madres de los alumnos cocinan, los chicos sirven la mesa y los padres hacen de maîtres. Dicen que es excelente

    Quien quiera saber más, es sólo chequear en http://es.wikipedia.org/wiki/Cocina_armenia#Historia

    O directamente experimentar las diferentes opciones… Me gusta la diversidad….

  • Ricardo Geromel disse:

    O Gisela,

    Parabéns pelo excelente blog!

    Ficarei até 18 de Dezembro trabalhando aqui em Buenos Aires. Vivo em Callao com Santa Fé.Uma perguntinha: Me indicarias algum restaurante ou qualquer coisa imperdivel fora do que qualquer um encontra em qualquer guia em Recoleta?

    O que você faz aqui?

    OBRIGADO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *