Absurdo

13497w_helio_inlondon_neargallery (1)

Acordo hoje, aqui no Rio de Janeiro, com a notícia de que cerca de 2 mil obras do artista plástico Hélio Oiticica foram destruídas por um incêndio que atingiu a casa da família, na última sexta-feira. As obras não tinham seguro, segundo o irmão do artista, César Oiticica.

O prejuízo estimado pode passar dos US$ 200 milhões. Todos os parangolés (espécie de capas coloridas) foram queimados (originais e réplicas). Mas nem todas as obras teriam sido danificadas. Algumas estão na Tate Gallery, em Londres, casa que possui a maior coleção de Oiticica fora do Brasil. A Tate é proprietária, ainda bem, da obra mais emblemática do artista “Tropicalia” (1966), que deu nome ao movimento cultural brasileiro que revolucionou a música e as artes nos anos 70.

Deixo então um link para um texto do Caetano, em que o cantor fala da influencia de Oiticica em sua obra e sobre o tempo que os dois conviveram juntos em Londres. Esse texto foi publicado em catalogo da Tate (por isso esta em inglês), por ocasião de uma mostra de Oiticica.

Foto> Hélio Oiticica near The Whitechapel Art Gallery, London, 1969

© Courtesy Projeto Hélio Oiticica

1 Comment

  • Marcelo Wollermann disse:

    Hola Gisele…
    Na boa… eu acho é pouco terem queimado as obras do H.O… por que cazzo não pegaram essas obras e colocaram pra “ralé”ver… num museu.. ou numa fundação.. ou no metro do Rio…
    é de uma idiotice muy grande…

    Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *