Baita notícia

Vladimir Herzog

Jornalistas veteranos, focas e aprendizes em geral: acaba de ser inaugurado o portal com o conteúdo de todos os trabalhos vencedores do famoso Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

O prêmio foi concedido pela primeira vez em 1979 – o portal é em homenagem a seus 30 anos. Todo o material está disponível aqui para consultas. Dá para buscar as matérias por ano, por autor, por tema e por mídia. Os textos aparecem em PDF, exatamente como foram publicados. Achei o máximo!

Essa premiação foi idealizada após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nos porões da ditadura, com o objetivo de estimular os jornalistas, numa época de forte censura, a denunciar os abusos que eram então cometidos. Nos primeiros anos, participar do Vladimir Herzog era visto como um desafio ao governo.

Premia reportagens que estimulam a luta pela cidadania, denunciando todo o tipo de violação aos Direitos Humanos. Anualmente são premiadas onze categorias: Livro-reportagem / Artes / Fotografia / Jornais / Literatura / Rádio / Revista / Teatro / TV – Documentário e/ou Especial / TV – Jornalismo Diário e Imagem de TV.

herzogbp

Quem quizer saber mais sobre o Vlado, tem um livro maravilhoso e muito emocionante chamado A Sangue Quente, escrito por Hamilton Almeida Filho, que relata todos os acontecimentos que conduziram e se seguiram à morte de Herzog nas dependências do DOI-CODI de São Paulo.

Não ia colocar essa foto tão triste no blog, mas mudei de opinião. É especialmente para os uruguaios que votaram, no último domingo, pela manutenção da  “lei de perdão aos militares”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *