Contos “gardelianos”

5369273_bHCGAO escritor gaúcho Aldyr Garcia Schlee lançou esta semana, na Feira do Livro de Porto Alegre, um livro que retoma uma antiga e sempre apaixonada polêmica.

Afinal, o cantor Carlos Gardel, nome maior do tango, nasceu no Uruguai ou na Argentina?

Schlee está convencido de que Gardel era uruguaio de Tacuarembó. E mais: nascido de uma jovem que teria sido violentada pelo próprio pai.

O autor admite, porém, que há um tanto de ficção no seu Os Limites do Impossível – Contos Gardelianos. E um monte de polêmicas…

Gardel não é citado no livro, apenas na apresentação. A história vai até o nascimento dele. São 12 contos intitulados com nomes de mulheres. São as mulheres que fizeram parte da vida de Carlos Escayola, o pai de Gardel. Ele se envolveu com 11 delas, menos com a parteira. Segundo o autor, ele juntou aos fatos, nomes, fotografias e documentos aos quais teve acesso, e imaginou como teria sido a vida real de cada uma dessas pobres e infelizes mulheres.

Curiosidade: Em 1953, Schlee, que também é desenhista, venceu 201 candidatos no concurso do jornal carioca Correio da Manhã para a escolha do novo uniforme da Seleção – até ali o Brasil vestia camiseta, calção e meião brancos, com detalhes azuis no punho e na gola. Ele tinha 18 anos quando criou a roupa que a Seleção Canarinho usa até hoje.

Mas mais importante que isso, é que Schlee é um escritor renomado e também jornalista. Recebeu duas vezes o prêmio na Bienal Nestlé de Literatura Brasileira e foi três vezes premiado com o Prêmio Açorianos de Literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *