Jazz, ao ritmo de Cortázar

O jazz para mim é uma espécie de presença continua…

Amante e conhecedor de jazz como poucos, para Julio Cortázar o gênero foi tema e fonte em grande parte de sua obra literária. Na novela Rayuela, por exemplo, Maga e Oliveira se encontram e desencontram ao ritmo sutil de seus acordes. O amor pelo jazz também é evidente em alguns contos como “La vuelta al día en ochenta mundos”, mas, sobretudo, em “El perseguidor”, um dos textos mais famosos de Cortázar, inspirado em Charlie Parker.

Já que o jazz vai invadir a cidade esta semana, fiz uma seleção para vocês de quatro links que envolvem o mestre e esse gênero musical. Espero que gostem!

1. Primeiro, o próprio falando sobre a importância do jazz na sua obra.

2. Arquivo do conto El Perseguidor

3. A indicação de um disco chamado Tributo a Cortázar, dos Swing Timers, um grupo argentino que recompilou em um CD várias das canções que aparecem em Rayuela. Entre elas, Blue interlude, When it’s sleepy time south down, Stardust, Jazz me blues, Blue Monk y It do’t mean a thing son. Dá para baixar na internet: http://rs166.rapidshare.com/files/117309624/Swing_Timer.part1.rar http://rs162.rapidshare.com/files/117314986/Swing_Timer.part2.rar

4. Cortázar lendo um trecho de El Perseguidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *