Ano Novo Chinês

Domingo começa o ano novo chinês, o de número 4708. Será o Ano do Tigre, animal que na astrologia chinesa simboliza poder e grandeza. Em anos regidos pelo Tigre, dizem que tudo acontece com maior intensidade. Nada de escalas tímidas.

São tigres no horóscopo chinês os nascidos nos anos 1902, 1914, 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010.

Por isso amanha tem festa no bairro Chino, a partir das 11h.

Na véspera do Ano Novo, HOJE, por supuesto, as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas…

Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem.

Não custa nada então caprichar na letra e escrever um pedido bem sincero.

Pintando com água, por prazer, por amor. Foto de Eduardo Baró.

Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levá-lo ou trazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *