São Paulo – Buenos Aires

À esq., esquina da av. Roque Sáenz Peña com rua Suipacha, em Buenos Aires; à dir., rua 15 de Novembro

O Museu Lasar Segall, na capital paulista, está com uma exposição imperdível. Chama-se “Profissão fotógrafo” e traz fotografias de São Paulo e Buenos Aires, em fins dos 1930 e início dos 1940. As imagens são do argentino Horacio Coppola (1906-) e da suíça Hildegard Rosenthal (1913-1990).

Os dois profissionais foram influenciados pelo modernismo e foram formados na tradição da Bauhaus [escola alemã de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933], sendo que ambos realizaram trabalhos que convergem em diversos aspectos.

“Os dois exploraram as cidades a partir de um mesmo olhar, há neles uma preocupação com o geométrico, uma paixão pela forma, pela funcionalidade e pelo fragmento, o diálogo entre sombra e luz, entre outras coisas”, explica o diretor do museu e um dos curadores da mostra, Jorge Schwartz.

Mostra vai até o dia 4 de abril

Horacio Coppola tem hoje 103 anos e vive em Buenos Aires. Antes de ir para a Alemanha, já havia incorporado o modernismo em seu trabalho. No começo dos anos 30, foi estudar fotografia na Bauhaus, até que a escola foi fechada pelo governo nazista, em 1933.

Já Hildegard Rosenthal (1913-1990) nasceu na Suíça, morou alguns anos em Paris e também estudou fotografia na Alemanha, com Paul Wolff, um especialista nas câmeras Leica.

Assim como Coppola, Rosenthal fugiu do nazismo e veio se estabelecer na América Latina. Enquanto ele voltou para Buenos Aires, onde frequentou o grupo de Victoria Ocampo e da revista “Sur”, ela veio para São Paulo e passou a trabalhar com fotojornalismo.

Com a exposição, será lançado “Metrópole”, livro com cem fotografias de Rosenthal, pelo Instituto Moreira Salles.

Mais informações AQUI.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *