O neto 101

Não deixo de me emocionar com essas histórias. Hoje, ao meio dia, as Avós da Praça de  Maio coordenam uma entrevista coletiva para anunciar detalhes da descoberta do neto desaparecido numero 101. Foram 32 anos de busca.

Silvia deu a luz em cativeiro

Francisco Madariaga Quintela é filho de Silvia Mónica Quintela, seqüestrada e assassinada no centro clandestino de detenção Campo de Maio. Ela estava grávida de quatro meses quando foi levada, era médica e tinha 28 anos, sendo que dedicava parte de seu tempo para a Juventude Peronista.

Seu companheiro, Abel Pedro Madariaga, secretário de imprensa da organização Montoneros, também foi detido na época, mas conseguiu escapar e se exilou na Suécia e depois no México.

Quando voltou para a Argentina, em 1983, se associou as Avós e iniciou pessoalmente as buscas, um caso inédito nesse tipo de investigação. Ele era, inclusive, secretário da organização.

Pai e filho vão aparecer publicamente pela primeira vez hoje.

O repressor que se apropriou do bebe na época, e o criou que se fosse próprio, se chama Víctor Alejandro Gallo. É capitão aposentado do Exército, foi carapintada e em 1997 condenado a prisão por delitos de roubo qualificado e privação ilegal de liberdade por sua participação no chamado Massacre de Benavidez, ocorrido em 1994. Está preso desde sexta.

A nota completa está no Página 12 e toda a história deverá estar em detalhes, a partir da tarde, na página das Avós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *