Deixando o pago

E a trotezito no mais
Fui aumentando a distância
Deixar o rancho da infância
Coberto pela neblina
Nunca pensei que minha sina
Fosse andar longe do pago
E trago na boca o amargo
Dum doce beijo de china


Segunda-feira terei o privilégio de fazer uma entrevista com Vitor Ramil e o violonista Carlos Moscardini, que apresentam em Buenos Aires o disco “délibáb” (milonga de la milonga).

O nome do CD não é totalmente “ramiliano”?

Alguém, por favor, poderia me mandar alguma coisa demo?

Não acho nada na internet para ouvir antes da entrevista!!

Seguindo o baile. O trabalho contém milongas compostas por Ramil a partir do livro de poemas Para las seis cuerdas, de Jorge Luis Borges, e dos versos de João da Cunha Vargas, brasileiro, natural do Alegrete.

João da Cunha Vargas (1900-1980) foi homem das lides campeiras, poeta que jamais escreveu seus versos, tendo guardado-os sempre na memória. Vitor Ramil, que já musicou quase toda a sua obra, registrou Último Pedido, Deixando o Pago (acima) e Gaudério no disco Ramilonga – A estética do frio (1997) e Querência, em Longes (2004).

Entre os poemas ainda não gravados, e que farão parte do roteiro do show, estão Chimarrão, Pé de Espora, Tapera e Mango.

Já o argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), escritor, ensaísta e poeta, é um dos nomes mais importantes da literatura mundial. De um pequeno livro seu intitulado Para las seis cuerdas, Vitor musicou oito poemas, sendo que um deles, Milonga de Manuel Flores, foi gravado pelo compositor no disco A paixão de V segundo ele próprio.

Para o show estão previstos os ainda inéditos em música Donde se habrán ido?, Milonga para los morenos (com a participacao de Caetano), Milonga de Calandria, Milonga de dos hermanos, Milonga para los orientales, Milonga de Albornoz e Un cuchillo en el Norte.

Entre as primeiras gravações dedicadas a “musicar” Borges está “A Don Nicanor Paredes”, interpretado por Edmundo Rivero junto ao Quinteto Nuevo Tango, de Piazzolla. Quem recita no meio da música é Luis Medida Castro.

Para mais Vitor Ramil, clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *