“El psicoanálisis le ayudará”

Amor sem ilusão, publicada em 1950 para o Sonho nº 28.

A programação de cultura de Buenos Aires está di-vi-na neste abril que começa em clima bem outonal.

Vou deixar umas dicas ao longo da semana, mas inicio com uma exposição que está no Malba somente até o dia 12 deste mês. Alerta!!

A mostra tem o nome “OS SONHOS” e reúne fotomontagens da alemã Grete Stern, que veio para Argentina fugindo do Nazismo.

São 46 fotomontagens selecionadas de uma série de 104 trabalhos publicados na revista argentina Idílio Juvenil e Feminina  entre os anos de 1948 e 1951, na qual ela ilustrava uma coluna chamada “El psicoanálisis le ayudará”.

Sem título, mas sobre sonhos com vegetais!

As fotografias, de inspiração surrealista, surgiam da análise dos sonhos que as leitoras enviavam para a redação, interpretados pelo sociólogo Gino Germani – diretor da Idílio -, que assinava as notas com o pseudônimo de Richard Rest.

Essa série de fotomontagens é considerada a primeira obra fotografica, e a mais importante até hoje, de crítica ä opressão que sofria a mulher na sociedade argentina na época.

Texto do catálogo:

“La mujer de los sueños de Grete es un ser angustiado y oprimido. Sus placeres son patéticos, igual que sus frustraciones; y cuando se la ve activa y dominante, es tan cruel como el mundo que la agobia. Sus ambiciones reflejan las utopías de melodramas y radionovelas: éxito social, riqueza, guantes largos y lamé (…)

Outras informações no Malba.

Há uma boa selecao de fotos na revista Veja, feita quando a mostra foi montada no Brasil


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *