Pierre Verger em Buenos Aires

San Telmo

O Memorial da América Latina, em São Paulo, está com uma exposição imperdível: Pierre Verger: um olhar sobre Buenos Aires.

É uma seleção de fotos do mestre francês radicado no Brasil, publicadas no jornal Argentina Libre e na revista Mundo Argentino, nos anos 1941/42.

A abertura é hoje, quarta, mas a mostra segue até o dia 13 de maio. Depois, vem para cá!

Café portenho, nos anos 40

É a primeira vez que essa coleção de fotos será vista assim, em conjunto. O trabalho é resultado de um grande esforço do curador, Fernando Tacca –  fotógrafo, antropólogo visual e editor da revista eletrônica Studium, que também hoje coloca on line um número especial sobre a exposição, a passagem pela Argentina e a carreira de Pierre Verger.

Com o apoio da Fundação Pierre Verger, a exposição é constituída de 30 fotografias originais, ampliadas em papel fibra especialmente para a mostra.

Também serão expostas reproduções das páginas originais onde elas foram expostas.  Mas tarde, todas essas imagens  formarão um livro. Depois do Memorial da América Latina, a mostra torna-se itinerante, começando ela capital portenha, por supuesto.

2 Comments

  • Fábio disse:

    Olá. É a primeira vez que posto um comentário no blog, embora já faça alguns meses que esteja lendo. Parabéns pelo espaço, muito bom para quem ama Buenos Aires, mas não pode visitar a cidade, como eu.

    Fui a essa exposição ontem e gostei bastante, não há muitas fotos da cidade em si, e mais de momentos do dia-a-dia, de pessoas e etc. Mas muito interessante, especialmente a parte de jornais da época!

  • Gisele Teixeira disse:

    Oi Fábio
    Dizem que Borges dizia que a prova de que as Mil e Uma Noites eram árabes é que não aparecia nem um camelo…tenho certeza que Buenos Aires está nas fotos de Verger, mesmo que não apareca! Vou conferir aqui no decorrer do ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *