Doña Petrona e as intrigas da gastronomia argentina

Doña Petrona é um dos personagens do livro  “Los Sabores de La Pátria”, do jornalista Victor Ego Ducrot, que conta as intrigas de 200 anos de historia Argentina a partir de panelas e receitas. 

A obra começa com as invasões inglesas, em 1807, mas o que mais gostei mesmo foi da história desta cozinheira argentina – cujo “libro gordo” de receitas chegou a vender mais exemplares que “Martín Fierro” e a “Biblia” –  e dos pitacos do Peronismo na gastronomia.

O Peronismo e a gastronomia

Foi uma surpresa descobrir que o peronismo meteu a colher até na gastronomia. Não faltava mais nada! Pois bem, Ducrot faz duas revelações estonteantes: foi Perón que trouxe o assado para a cidade e foi Evita que transformou a solanum tuberosum esculentum, a tradicional batata, numa comida popular.

Só faltava terem inventado o vinho!

Segundo Ducrot, até 1945 os assados eram coisa do campo. Foi com a transformação do mapa social do país, e a consequente vinda de muita gente do meio rural para trabalhar na cidade, que as parrillas começaram a aparecer em Buenos Aires.

É desta época uma frase famosa dos gorilas (anti-peronistas): “Perón le regaló departamentos a los negros y los cabecitas hacían asado con el parquet”.

Foi por inspiração de Evita que o governo da província de Buenos Aires colocou em cena, pela primeira vez na historia, uma propaganda sobre as virtudes e possibilidades gastronômicas da batata, até então ingrediente pouco nobre.

Ela queria que as donas de casa encontrassem a combinação perfeita entre economia e nutrição eficaz. Mandou distribuir folhetos com receitas. Foi assim que introduziu, para sempre, pratos populares como “papas a la balcareña, a la salteña, a la panadera, papas rellenas e o pastel de papas”, o preferido de Perón.

A história de Doña Petrona

Doña Petrona C. de Gandulfo, por sua vez, virou minha musa. Era uma mulher “faca na bota”, como se diz no Rio Grande do Sul, que dormia com um revolver debaixo do travesseiro e comandava os peões de cima de um cavalo, pitando um cigarrinho. Mas o destino acabou transformando-a em uma grande estrela de televisão.

Casou-se aos 16 anos, lá pelos anos 30, e como não sabia administrar uma casa, se inscreveu na escola Cordon Bleu, em Buenos Aires. Foi tão bem que acabou contratada pela Companhia de Gás para cozinhar ao vivo para outras donas de casa.

Então teve a idéia de reunir suas receitas em um livro, inicialmente editado por ela mesma e vendido em seu apartamento. Durante muito tempo foi o presente obrigatório nos casamentos. Na feira do livro dois best-sellers compartilhavam sempre o primeiro posto: a Bíblia e o Livro de Doña Petrona.

Resumo: a obra já passou das 100 edições e vendeu 3 milhões de exemplaresé mais popular que Martin Fierro! O êxito a levou primeiro para o rádio e depois para a televisão, onde manteve por 30 anos o programa “Buenas Tardes, Mucho Gusto”.

Com Juanita!

 

Na época, criou um bordão: “este plato es um puema” e ficou famosa por sua cozinha da abundância (muitos ovos, muita manteiga, muito creme). Só por isso seria proibida na Argentina atualmente – o país é o segundo no mundo, atrás somente do Japão, em índices de casos de bulimia e anorexia. Mas esta é outra historia.

Doña Petrona tinha uma ajudante, a Juanita, que, “coincidentemente”, é meu apelido aqui em casa, já que não entendo nada de panelas, mas sou especialista no pré e pós preparo e sempre deixo a cozinha num brinco! Infelizmente, parece que o personagem não estará no remake!

O Museu da Doña Petrona

A neta da cozinheira, Marcela Massut, abriu em julho de 2017 o Museu da Doña Petrona (em Av. Jujuy 1582), que abriga os objetos de cozinha que ela usava, além de edições históricas de seu livro de receitas que, aliás, voltará às prateleiras em outubro, quando a Planeta publique sua edição 103. Além disso, segue “flamante” sua página em Facebook, com mais de 300 mil seguidores. Muitos pedem suas receitas clássicas!

1 Comment

  • Fernanda disse:

    Gisele,
    acabo de ler hoje no Ollas & Sartenes que a Juanita da Narda Lepes será a tia dela, Vivi Lepes, no programa Doña Petrona por Narda. E a receita para las fiestas? Pollo relleno de tia Vivi. Olha lá!
    bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *