A estréia de Reflexos e Walter Firmo em POA

“Creio que a verdadeira função de uma fotografia é sobre tudo educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento”

Walter Firmo

Cartola, por W.F.

O Caderno de Cultura de Zero Hora, comandado pelo jornalista Luiz Antonio Araujo, estreou ontem uma coluna rara nos jornais brasileiros, totalmente dedicada a fotografia.

Chama-se Reflexo e é assinada por Ricardo Chaves, o Kadão, um dos maiores editores e repórteres fotográficos do país.

A coluna de estréia traz um texto sobre Walter Firmo, mestre da fotografia brasileira que faz este mês sua primeira mostra na capital gaúcha.

Carioca de Irajá, conta a lenda que Walter Firmo pegou pela primeira vez numa máquina fotográfica aos 8 anos, a pedido do pai, que queria que ele o fotografasse com a mãe, durante um passeio em Recife, e avisou: “Não se esqueça de registrar as jangadas ao fundo e não corte as cabeças e os pés.”

O menino tomou gosto…e desde então não parou mais.

Começou sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora, passando pelo Jornal do Brasil, Revista Realidade, Revista Manchete, Veja, Isto é, entre outros.

A mostra que está em Porto Alegre, na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro, é na verdade uma grande retrospectiva, com 77 imagens pertencentes ao acervo do Museu Afro-Brasil, de São Paulo. Firmo é muito conhecido por retratar com genialidade a cultura negra.

As fotografias traçam um painel extenso, que vai desde o cotidiano de negros anônimos, até retratos de celebridades como Pixinguinha, Ataulfo Alves, Madame Satã, Pelé, Grande Otelo e Clementina de Jesus, festas populares, fotos de família, entre outras.

Não percam…a exposição e o Caderno Cultura, publicado todos os sábados em ZH.

2 Comments

  • vanessa oliveira disse:

    Gisele,
    preciso registrar que estou encantada com este seu blog – indicado por um amigo gaúcho quando falei que estava indo a Buenos Aires!

    Parabéns, menina!
    vou seguir passando por aqui…
    =)

  • Gisele Teixeira disse:

    Oi Vanessa, obrigado pela leitura e pelo comentário tao gentil. Se voce quiser ler sobre algo específico, é só pedir. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *