O guardião do castelhano

Leitura de cabeceira: dicionário da Real Academia Española

Todas as quintas-feiras, Rodrigo Maidana sai de sua casa em La Plata com um acento na mão. Sério. Ele tem 18 anos e é um guardião do castelhano, um fundamentalista da ortografia. Uma vez por semana perambula pelas rua atrás de placas e anúncios que não respeitam as regras de acentuação. E os corrige.

Recentemente, li uma matéria sobre ele na Critica Digital e agora o sigo pelo blog ACENTOS PERDIDOS NA ARGENTINA, que tem similares irmãos em várias línguas e países. Quando tenho alguma dúvida, dou uma espiada por lá…tem  muita dica de como escrever melhor em espanhol.

Infelizmente, de vez em quando aqui no meu blog os acentos também saem a passear. Ás vezes é desatenção minha mesmo, às vezes confusão com as novas regras de acentuação, às vezes loucura do teclado. Mas tem situações que são eles mesmos, que saem por ai para dar uma banda. Danadinhos…

4 Comments

  • Rasputin disse:

    Rodrigo, en la plaza Güemes, en pleno Palermo Freud, se alza un cartel con el nombre del Caudllo sin la crema de la “U” !!!! Varios psicólogos de la zona ya han elaborado interpretaciones variadísimas en relación a esto.

  • jair disse:

    que legal essa iniciativa! e muito divertido tb ^^

  • CLAUDIO disse:

    Prezada,
    por oportuno, escreve-se “Às vezes” e não “Ás vezes”…hehehehe! Mas, muito legal a iniciativa deste guri portenho….

    • Gisele Teixeira disse:

      Rárárá. Claudio, meu teclado argentino me enlouquece…voce nem imagina. Sai tudo sem acento…ou com os acentos virados. Tenho que escrever no word e depois postar. Se escrevo direto no blog dá nisso. Esse menino ia ter o maior trabalho aqui!!! beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *