Dicas de Mendoza – o passeio pelas bodegas numa van

* POST ATUALIZADO EM MAIO DE 2014

bodegas-mendoza.jpg

Sabedorias Mendocinas!

A região de Mendoza possui cerca de 1200 bodegas, sendo que 136 estão abertas ao público.

[headline]São quatro regiões produtoras: Luján de Cuyo e Maipú, cerca de 20 km de Mendoza, e Vale de Uco e San Rafael, no sul, distantes 80 km e 100 km, respectivamente.[/headline]

Para se organizar, é dica dar uma espiada na edição argentina da WINE REPUBLIC, distribuída gratuitamente nos hotéis.

A publicação traz a descrição das vinícolas por região, o que cada uma oferece e os vinhos mais pontuados.

Os tours mais comuns são feitos em vans (e visitam normalmente duas bodegas – uma mais comercial, uma boutique e uma fazenda de azeite de oliva).

Todos os hotéis podem indicar um tour. Há muitos!!!

bodegas-mendoza.jpg

Qualquer que seja o jeito, é lindo!

 

Outra possibilidade é o BUSVITIVINICOLA, que oferece um passeio por 150 pesos, passando pelas seguintes bodegas:

Tour 1  (El Sol): Vistalba, Plaza Chacras, Clos de Charcas, Tierras Altas, Filosofos e Lagarde

Tour 2 (Lujan Sur):  Chandon, Dollum, Dominio del Plata, Tapiz, Terrazas de los Andes e Septima

IMPORTANTE: este valor é só o transporte, não está incluída a visita, que tem que ser paga (quando necessário) a parte. Todas as informações AQUI

 

Por fim, o TROUT AND WINE,  um passeio excelente passeio, muito mais exclusivo, e que por isso mesmo é mais caro, em torno de 200 dólares por pessoa (maio 2014), incluindo almoço.

bodegas-mendoza.jpg

Parece que não vai faltar vinho!!!

Fizemos dois passeios por bodegas, um passeio de van e outro em bici.

Bodegas

No primeiro caso, visitamos as bodegas VISTANDES, nova e moderna, e a CAMINE GRANATA, mais familiar, mas super premiada.

Também fomos conhecer uma fábrica de azeite de oliva, a LAUR, fundada em 1900.

Gostei da degustação na VISTANDES, uma bodega boutique, de produção que não chega aos supermercados, especialmente por ter sido bem didática.

Já a Carmine Granata é uma bodega familiar, mas achei a visita menos produtiva. O Edu gostou mais dessa…

[headline]Dica importante desse dia: Se você não entende nada de vinho, mas precisa comprar correndo um bom rótulo, passe a mão pelo fundo da garrafa. Se o fundo for plano, isso significa que o vinho é de mesa, de menor qualidade. Vinhos mais sofisticados exigem um fundo convexo.[/headline]

Achei muito proveitosa a visita a essa fazenda de oliveiras. Aprendi muito. Achava, por exemplo, que havia uma espécie de oliva verde e outra negra. E na verdade não é assim. A verde é a azeitona verde, claro, e a negra é quando ela já está madura. Nesse caso não serve para fazer o azeite. Santa ignorância, Batman!

[headline]Uma dica ótima: para saber se o azeite é bom, basta colocá-lo na geladeira. Se endurecer é de boa qualidade.[/headline]

Quanto menos acido oléico, melhor o produto. O azeite tem que ter menos de 0,8% desse ácido para ser considerado extra virgem e entre 0,8 e 2 para ser virgem. Acima disso, melhor não comprar.

 

 

argentina4u banner

 

Se você gostou deste post, curta a página do AQUÍ ME QUEDO NO FACEBOOK!

Todos os posts sobre Mendoza

MENDOZA – ONDE SE HOSPEDAR

MENDOZA – UM PASSEIO PELA CIDADE

MENDOZA – O PASSEIO PELAS ALTAS MONTANHAS

MENDOZA – PELAS BODEGAS NUMA VAN

MENDOZA – PELAS BODEGAS EM BICI 

MENDOZA – OS RESTAURANTES

MENDOZA – PARA ENTENDER AS BODEGAS

MENDOZA – 50 TONS DE OUTONO

MENDOZA – CAVALGADA CAMPESTRE AO ENTARDECER

3 Comments

  • jair disse:

    é apenas um tipo de oliveira que existe? nossa… também achava que eram espécies diferentes!

    deve ser muito legal mesmo conhecer esses locais onde são produzidos os famosos vinhos argentinos =) espero que até o ano que vem eu consiga me organizar o suficiente para colocar uns dias em Mendoza na agenda.

    e que ótima a dica sobre o fundo da garrafa. muchas gracias! ^^

  • fabio disse:

    oi. obrigado pelos teus relatos. há muitos blogs falando de BsAs, onde me sinto seguro em relação ao que fazer, onde ir, etc, sempre evitando as ciladas dignas de turistas de primeira viagem. mas, de Mendoza, pouco tenho encontrado. irei pra lá com minha esposa e meus dois filhos, de 6 e 11 anos. estamos mapeando o que fazer por lá. Zoológico, serpentário, aquário, mercado público, museus, los penitentes, alta montanha estão praticamente no roteiro. no momento, meu maior problema é resolver em quais vinícolas ir. Por isso pergunto: posso elencar quais vinícolas que quero conhecer nos meus tours ou os pacotes são pré-determinados pelos ofertantes?

    No mais, fiquei em dúvida na seguinte parte do texto “Outra possibilidade é o Busvitivinola, que oferece um passeio por R$ 260 pesos (incluindo almoço), passando pelas seguintes bodegas:

    Tour 1 : Bodegas Atamisque – Andeluna – Salentein

    Tour 2: Finca La Celia – O Fournier.”

    os R$ 260 pesos me deixaram confusos. o correto é A$ 260, né?
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • Gisele Teixeira disse:

      No caso do Busvitivinicola, os passeios são fechados, ou seja, as bodegas são essas e ponto. O valor é em pesos (260 com almoço), desculpa a confusão. O passeio que fiz em grupo também já tinha bodegas determinadas. Mas como vocês serão quatro, não é má idéia pega um taxi (ou contratar um por dia) e ir as bodegas que quiserem. Mais de duas por dia, creio que é demasiado, especialmente porque estarão com crianças. Então escolham duas que fiquem perto uma da outra e usem o taxi.

      De Mendoza a Chacras de Coria, em Luján de Cuyo, onde esta a Altavista, por exemplo, sai 30 pesos mais ou menos (15 reais). Vale a pena.

      Não façam o passeio para Canon del Atuel, a menos que estejam de carro próprio. De van é muito cansativo. Já o de Alta Montanha é altamente recomendado. A passagem na fazenda de olivas também é bem didática para as crianças.

      Qualquer outra dúvida, é só perguntar.
      Gisele

Comments are closed.