Memórias do passado de terror

As abuelas estão na Plaza de Mayo todas as quintas, as 15h30

O tema da coluna Cartas de Buenos Aires de hoje é o julgamento do ex-ditador Jorge Videla, considerado o arquiteto da repressão durante a ditadura militar, ocorrida de 1976 a 1983, e também a estrutura montada na internet pela agrupação H.i.j.o.s (Hijos y Hijas por la Identidad y la Justicia Contra el Olvido y el Silencio) para que a população possa acompanhar todo o processo desde casa.

Ele começou a ser julgado sexta-feira, em Córdoba

Como a coluna é publicada normalmente no início da tarde, deixo com vocês, para entrarem no clima, o link do site Opera Mundi , que preparou uma matéria sugerindo um “tour” por todos os locais que marcaram a ditadura argentina em Buenos Aires.

O recorrido inclui a pela Plaza de Maio, a ESMA (Escola de Mecânica da Armada), o Mural Justiça e Castigo, e algumas das lápides com bordas coloridas e informações sobre mortos e desaparecidos, colocadas por seus amigos, familiares e a Comissão de Bairros pela Memória e Justiça.

Além de outros pontos como o Clube Atlético, em San Telmo, que chegou a abrigar 33 salas de tortura; o Parque da Memória, uma área de 14 hectares localizada em frente ao Rio da Prata; e El Olimpo, um ex-centro de detenção que hoje é um centro de cultura, inaugurado no dia 18 de junho passado. Por este lugar chegaram a passar passaram cerca de 500 pessoas. Após cinco anos de pesquisa feita pelo governo federal, foram localizados 80 sobreviventes.

A matéria completa do Opera Mundi está AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *