O Brasil redescoberto

Foto feita na livraria Fedro, minha preferida na cidade. Fica em San Telmo.

literatura brasileira vive um bom momento hoje na Argentina. Além da reedição de clássicos, como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, que após 27 anos ganhou nova e caprichada tradução em 2009, há uma leva de autores contemporâneos nas prateleiras dos hermanos.

Entre os lançamentos previstos para os próximos meses estão Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, Malagueta, Perus e Bacanaço, de João Antonio, Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato, O Monstro, de Sérgio Sant’Anna, e Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu.

A aposta é bancada especialmente por pequenas editoras, como Adriana Hidalgo, Beatriz Viterbo, Corregidor, Bajo la Luna, Eterna Cadencia e Eloísa Cartonera.

Este é o tema de uma matéria quer fiz  para o caderno CULTURA do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul. O texto foi publicado sábado (presente de aniversário!) e pode ser lido, na íntegra, AQUI.

2 Comments

  • Qual não foi minha surpresa (e alegria,admiração e orgulho) de ver o teu texto no Cultura de sábado… Lá estava eu, com um chá na mesa e chuva na janela, um bom Piazzolla na vitrola e o teu texto na minha frente! A melhor forma de passar a tarde de sábado!Parabéns Gisele, arrasou! Ótimo texto!! Já vou deixar uma nota lá no blog! Abração!!

  • marha disse:

    FELICITACIONES GISELE! POR TU ARTÍCULO Y ADEMÁS PORQUE SALIÓ EN UN DIARO DE BRASIL. LA VERDAD ES QUE SALVO ALGUNOS NOMBRESD E ESCRITORES MÁS CONOCIDOS (por mi), LOS DEMÁS ME HAN PROVOCADO
    INTERÉS Y DESEOS DE APRENDER PORTUGUÉS. POR AHORA
    VOY APRENDIENDO CON TU BLOG. PRÓXIMO PASO, COMPRARME UN DICCIONARIO. 2ºCOMPRAR ALGUNO DE ESOS LIBROS Y DESPUÉS ESTUDIAR PORTUGUÉS. AUNQUE CREO QUE VA COSTARME EL ACENTO BRASILEÑO.NUNCA VOY A TENER LA GRACIA DE LA CADENCIA BRASILEÑA.
    PERO BUENO,POR ALGO SE EMPIEZA, NO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *