Argentinos em alta na França

Marcos Lopez é destaque em mostra de fotografia

Os argentinos estão super bem cotados na França!  Há “hermanos” para todo o lado por aqui, o que me deixou bem contente.

No festival Reencontres Internacionales de Photo d’Arles, um super festival de fotografia que acontece no sul do país, o convidado de honra é o artista plástico Leon Ferrari. Suas intervenções sobre fotos e cartões postais foram pretexto para uma grande retrospectiva.

Outros cinco fotógrafos argentinos também são destaque: Leandro Berra, Marcos Adandia, Gabriel Valansi, Sebastiano Mauri e Marcos López (este último o fotografo mais badalado e caro na terra de Evita).

Depois fui ver a programação do festival Festival d’Ile de France, que começa semana que vem, e lá estavam eles: Orquesta Típica Fernández Fierro, Chango Spasiuk, Jaime Torres, Facundo Picone, Minino Garay e Paola Bernal, entre outros.

Para completar, li algumas boas resenhas sobre literatura argentina na preparação da rentrée literária francesa, que acontece mês que vem, quando são lançados os principais livros do ano editorial e também uma pagina sobre um livro de Jean-Pierre Bernés, que conta seus dias com Jorge Luis Borges.

Como se não bastasse, a estação Argentina do metro de Paris (linha A) será remodelada para promocionar os atrativos naturais e culturais do país na capital francesa.

O governo de Cristina resolveu investir no lugar por onde passam diariamente 70 mil pessoas e decorar a estação com fotos da Quebrada de Humahuaca, glaciar Perito Moreno, Cataratas do Iguaçu, além de imagens dos escritores Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, e de ícones como o tango, o gaucho e o futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *