Paris: Serge Gainsbourg

Caminhando sem rumo por Paris essa semana, puf!

Demos de cara com a casa onde viveu Serge Gainsbourg.

O compositor de Je t’aime… moi non plus e dezenas de partituras memoráveis, ex-amante de Brigitte Bardot, ex-marido de Jane Birkin e pai da atriz Charlotte Gainsbourg, morreu em 1991, aos 62 anos.

Sua casa, na rue de Verneuil, em Saint-Germain-des-Prés, é parada obrigatória de turistas e fãs, assim como acontece com o túmulo de Jim Morrison.

Muitos admiradores são artistas que seguem o estilo iconoclasta do ídolo e não se contentam apenas em reverenciá-lo.

É o que se vê nos grafites pintados no muro da mansão dos Gainsbourg. Uma verdadeira obra de street art coletiva.

Não resisti e posei para uma fotinho.

Gainsbourg voltou a moda em Paris este ano após o lançamento de um filme sobre a sua vida, “Serge Gainsbourg – Vie Héroïque”, que levou uma massa de franceses ao cinema.

Dizem que o ator Eric Elmosnino consegue alcançar uma extraordinária semelhança com o cantor, seja sentado ao piano ou em um bar, com seus olhos cobertos olhando sardonicamente através de uma nuvem de fumaça de cigarro. Vou ver se encontro o DVD para comprar.

Deixo vocês com o trailer e com uma animação em 3D, da fachada da casa do cantor, obra do designer francês Arnaud Jourdain, que a partir de fotografias montou uma retrospectiva de 5 anos dessa grafitagem em tributo ao autor de “La Javanaise”, “Initials B.B.”, “Melody Nelson”, “Bonnie and Clyde”, “La Décadence”, “Dieu Fumeur de Havanes”, entre outras tantas obras-primas da música popular-erudita-maldita.

Na trilha do vídeo, um remix de “Hôtel Particulier” lançado no álbum-tributo a Serge Gainsbourg “I Love Serge Electronic Againsbourg”.

Confiram em

Serge Gainsbourg – animation des graffitis sur 5 ans du mur rue de Verneuil from Arnaud Jourdain on Vimeo.

1 Comment

  • Anamaria Rossi disse:

    O filme é ótimo, Gisele! Uma biografia surrealista, inteligente, com excelentes atores e que pode interessar até a quem não sabe nada da vida dele.
    Tem na FNAC o DVD, a gente comprou para uma amiga no Brasil. Mas já está estreando por lá…

    Beijos,
    Ana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *