Argentina é a estrela da Feira de Frankfurt

A Argentina é a grande estrela da Feira de Frankfurt, que começa hoje, na Alemanha. Este é também o tema do Cartas de Buenos Aires, no Noblat. O texto completo está AQUI.

Deixo com voces também uma nota sobre uma das 12 exposições paralelas que o país preparou para o evento. A mostra se chama Grete Stern: de la Bauhaus al Gran Chaco, e reúne quase uma centena de fotos que a artista alemã Grete Stern tirou, entre 1958 e 1964, em comunidades aborígenes das províncias do Chaco, Formosa e Salta. É um ensaio fotográfico que retrata pessoas e grupos, trabalhos e peças artesanais, moradias e paisagens.

Grete Stern nasceu em 1904, no nordeste de Colônia, Alemanha. Em 1923, entrou numa escola de artes aplicadas de Stuttgart para estudar desenho e tipografia. Trabalhou como desenhista publicitária e realizou desenhos, principalmente retratos. Em 1927 se instalou em Berlim para aprender fotografia.

Em 1934, casou-se com Horacio Coppola, um argentino que tinha conhecido na Bauhaus, com quem se instalou em Londres. Desde então, só voltou à Alemanha ocasionalmente depois da guerra. Em meados de 1935 o casal realizou na Argentina uma exposição de fotografia moderna nos salões da editora “Sur”, considerada a primeira desse gênero no país.

Em 1936 o casal se instalou definitivamente em Buenos Aires. Grete Stern se integrou decididamente na sociedade e na cultura de Buenos Aires, à qual contribuiu trazendo a visão inovadora das vanguardas europeias do período de entreguerras. Sempre gostou de se definir como uma fotógrafa argentina. De fato, realizou no país sua obra mais importante, como o conjunto de fotografias que são apresentadas, um trabalho único e um documento coerente com seus princípios éticos e artísticos. Morreu em 1998.

A exposicao será no Museu Etnológico de Berlim (Arnimallee 27

D-14195 Berlin)

Há mais sobre Grete AQUI.

Sobre a Feira, deixo o link para o especial que o Clarín colocou no site: http://contenidos2.clarin.com/sincro/diario/PromoEnie/Especial/index.html

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *