Argentinos na Granta

 

 

Esse post é para os leitores que voltam de Buenos Aires para casa com a mala cheia… de livros. E querem ler alguma coisa diferente.

O número especial da GRANTA “Los mejores narradores jóvenes en español”, que saiu no início do mês e traz contos inéditos de 22 escritores nascidos a partir de 1975, selecionou oito argentinos.

É a primeira vez que a Granta faz uma lista de autores  de uma língua distinta da inglesa e havia uma super expectativa em torno de quais seriam os “eleitos”.

Os hermanos sao os seguintes: Oliverio Coelho, Federico Falco, Matías Néspolo, Andrés Neuman, Pola Oloixarac, Patricio Pron, Lucía Puenzo e Samanta Schweblin.

AQUI há um resumo da biografia de cada um.

 

Além de escrever bem, Pola é lin-da. (Foto da Eterna Cadencia)

 

A Granta é a revista literária mais antiga do mundo – na ativa desde 1889 – e foi publicada primeiramente na Inglaterra, mas hoje conta com edições em espanhol e português.  A versão tupiniquim é lançada quatro vezes ao ano e sempre conta com um tema que permeia toda a edição.

O número mais recente, o quinto,  teve como tema a família, em seus conflitos e suas delícias e trouxe textos de Ronaldo Correia de Brito, Zuenir Ventura e Cintia Moscovich, entre outros.

O exemplar brasileiro tem geralmente mais da metade do conteúdo procedente das edições inglesas e espanholas (Barcelona) e o restante com textos inéditos de escritores brasileiros.

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *