Porque Bethania está na cidade…


A divina Gaby me presenteou este ano o DVD Saravah, que contem preciosidades como esta acima, que comparto com vocês.

É um documentário do diretor de cinema francês Pierre Barouh, gravado em fevereiro de 1969 no Rio de Janeiro. Distanciando-se da tentativa de mostrar o costumeiro lado espetacular da vida de cantores consagrados, o filme registra situações casuais e cotidianas vividas por artistas como Maria Bethânia (então com 21 anos), Paulinho da Viola, Pixinguinha, João da Baiana e Baden Powell, entre outros.

Na seqüência que se passa numa mesa de bar, ao ar livre, com a presença de vários amigos, Bethânia e Paulinho interpretam sambas de Jair do Cavaquinho (Pecadora), Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito (Pranto de Poeta), além de criações do próprio Paulinho, como Coração Vulgar e Coisas do Mundo minha Nega. Paulinho teoriza sobre o universo das escolas-de-samba e suas influências, diante da cumplicidade e contemplação de Bethânia e de um diretor em êxtase.

O som direto às vezes pode deixar a desejar para o espectador mais exigente, mas o valor documental supera essas deficiências.

6 Comments

  • JOAO CARLOS disse:

    Estimada Gisele,

    Peço indicar hostels – albergues da juventude – para hospedagem na Ricoleta. Obrigado.

  • Obrigado pelo “divina Gaby” amiga.Divina é vc e seu blog! Fico pra lá de feliz em saber que vc curtiu seu presentinho de aniversário. Aqui em casa o DVD é um hit! Ponho em todas as reunioes e aproveito muito para dividir com os amigos argentinos um pouco da rica estória musical brasileira. Por pura ressaca, nao fui a Bethania hoje, oooooooo lastima!Vc já viu os extras? O Adão negro me deixa com “piel de gallina”.

    mil beijos,

    Gaby

    • edu disse:

      Ayer compramos el DVD del show, que fue “de morrer”. Y Caetano entre el público….
      Pero Saravah y el DVD de Brasileirinho, con Ferreira Gurgel recitando, son una locura…
      Gracias Gaby.
      A Buenos Aires le hacía falta una población más estable de brasileros ! Mejora mucho!
      Yo ya hice mi parte quedándome con la fulô da serra de Caçapava…

  • Gisele Teixeira disse:

    Amiga, quando vc nao está de ressaca? Fala sério!!!! É a Re Bordosa portenha!!!! O show estava demais. Bethania voltou quatro vezes.

  • Gisele Teixeira disse:

    Joao Carlos, pessoalmente nao conheco nenhum hostel em Recoleta, mas te deixo um link com quatro.
    http://www.ba-h.com.ar/alojamientoenrecoleta.htm
    Se vc vem por mais tempo, tambem vale a pena alugar um apartamento temporario. Aí sim te indico a BYtargentina.com, que usei e gostei muito. ESpero ter te ajudado um pouquinho pelo menos. Gisele

  • martha disse:

    MUY LINDO ESCUCHARLOS! LA VERDAD ES QUE CADA VEZ HAY MÁS BRASILEÑOS POR ESTOS ANDURRIALES, Y LA VERDAD ES QUE ME CAEN MUY BIEN!!!!! ME GUSTA LA CADENCIA QUE TIENEN CUANDO HABLAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *