Noche de los Museos

 

A Mulata Grande III (1980) Hector Carybé

 

No próximo dia 13, sábado, acontece a famosa “Noche de los Museos”.

Nessa data,170 museus e espaços culturais de Buenos Aires ficam abertos, gratuitamente, até as três horas da matina, reunindo uma multidão pelas ruas.

Inclusive crianças, já que também há boa oferta para os pequenos.

No ano passado a participação chegou a meio milhão de pessoas.

O transito entre os museus é de graça em 78 linhas de ônibus, basta imprimir o passe na página oficial.

A bem da verdade, é uma péssima noite para ir a qualquer lugar, porque está tudo cheio, mas também não dá para ficar em casa e perder o agito e a euforia que tomam conta de Buenos Aires.

Uma dica – e o que vou fazer esse ano – é visitar museus mais novos, ou mais alternativos, evitando os principais focos de interesse como o Malba e o Museu de Belas Artes.

O espaço cultura da Embaixada do Brasil, por exemplo, está com uma ótima retrospectiva de Carybé, com desenhos, gravuras, óleos e escultura deste que é considerado o artista argentino mais brasileiro “do mundo”.

São 73 obras, acompanhadas de vídeos inéditos que mostram o artista em momentos de trabalho e revelando sua intimidade. Além disso, a exposição é embalada por canções de Dorival Caymmi, do cantor argentino Eduardo Falú e do cantor de tango, também argentino, Edmundo Rivero.

Um dos principais eventos da Noite dos Museus será, novamente, na velha cervejaria Munich, em Puerto Madero, que receberá a companhia de Dança Aérea Brenda Angiel, que apresentará fragmentos do espetáculo “Condición Aérea y 8cho (Tangos Aéreos)”, com bailarinos suspensos em cordas. Depois, a festa continua com DJs. Passei por lá ano passado e não curti, exatamente pelo excesso de gente.

A programação completa, por bairro, está AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *