Bicycle Diaries

Deixo como dica de leitura o livro Bicycle Diaries, de David Byrne, que desde os anos 80 tem usado a bicicleta como principal forma de locomoção em Nova York, cidade onde vive. Quando viaja ou sai em turnê, ele sempre leva consigo uma bicicleta dobrável.

Diários de bicicleta é a reunião de vários escritos do autor ao longo dos últimos anos – de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras.

Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos: política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade, entre outros, sempre com uma mistura muito particular de humildade, curiosidade e bom humor.

David Byrne é mundialmente conhecido por seu trabalho como músico à frente do Talking Heads, banda cult dos anos 80, e por seus álbuns solo e em parceria com Brian Eno, como Everything that happens will happen today, um das colaborações mais recentes.

Sob o selo independente Luaka Bop, Byrne foi o responsável por distribuir internacionalmente grandes nomes do que se convencionou chamar de world music (entre os artistas brasileiros, lançou trabalhos de Tom Zé, Yoñlu, +2 e Os Mutantes). Além da música, o artista também encabeça uma série de projetos nas artes plásticas, no teatro e no cinema, colaborando com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Thwyla Tharp, Robert Wilson, Jonathan Demme e Bernardo Bertolucci.

No Brasil, o livro saiu com o título Diários de Bicicleta.

AQUI, o blog diário de Byrne.

2 Comments

  • martha disse:

    QUE LINDO TEMA

  • Sophie disse:

    Hola Giselita! O seu Blog é lindo e eu gosto MUITO de suas Cartas no Noblat. Eu vivia em Brasília, pero ahora vivo en Francia. E, bueno, escrevo umas cronicazinhas. Publico-as no Blog da Maria Helena Rubinato. Hoje tem uma lá cujo título é “empatando o meu samba”. Tem uma foto..rs..Se a señorita me der o prazer da leitura me quedaré muy contenta…rs…

    Un beso
    Sophie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *