Marta Minujín. Obras 1959-1989

Não percam a exposição retrospectiva da artista Marta Minujín, no Malba.

São mais de 100 obras com foco nas produções das décadas de 60, 70 e 80, com curadoria de Victoria Noorthoorn.

Para quem não a conhece, Minujín é uma figurinha carimbada da arte argentina, famosa por fazer uns happenings muito surreais e bizarros.

Entre eles, realizou o Partenón de Libros, uma estrutura tubular de ferro do mesmo tamanho que o Partenón de Atenas, recoberta por milhares de livros proibidos durante a ditadura militar. O Partenón foi aberto e compartilhado com o público durante a noite de Natal de 1983, o primeiro ano do país novamente em democracia.

O ato mais chocante para mim, no entanto, foi Visual Event, um happening feito no estádio do Peñarol, em Montevidéu, em 1965. Influenciada pelo filme 8 ½ de Federico Fellini, Minujín reuniu, em um estádio lotado, um grupo de 20 motociclistas, 20 mulheres gordas, 20 fisioculturistas, 20 casais de namorados e 20 prostitutas.

O resultado? As prostitutas saíram beijando todos os homens que estavam no estádio, enquanto os fisiculturistas levantavam as gordas, os namorados se grudavam com fita adesiva, os motociclistas giravam ao redor de tudo. Do alto, num helicoptero, ela entrava em cena colocando no piso 500 galinhas vivas, 500 alfaces e 500 quilos de farinha.

É preciso reservar um tempinho para fazer a visita com calma, experimentar tudo que é de experimentar e escutar as falas da artista nos fones de ouvido, que são altamente engraçadas. Uma delicia a parte da exposição que mostra as obras dela nos anos 70, com um guarda roupa e imagens de época.

Mais não dá para contar.

Deixo você com um vídeo que fizemos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *