Argentina em quadrinhos

Cada vez mais espertinha essa menina

A Argentina tem extensa tradição de fazer rir. A primeira caricatura política nacional foi publicada no semanário Argos, em 1842. A partir daí os imaginativos desenhistas e humoristas hermanos não pararam mais!! Ainda bem.

Essa história está contada na exposição NOS TOCÓ HACER REIR – A Argentina em Vinhetas, aberta ontem na Fundação OSDE (Suipacha 658, 1er. Piso), em Buenos Aires.

São mais de 200 trabalhos de ilustradores e cartunistas do porte de Alberto Breccia, Fontanarrosa , Quino,  Niño Rodríguez, García Ferré, Grillo, Landrú, Liniers, Maitena, Mayol, Mosquito, Nine, Oski, Pratt, Rep, Solano López e Tute.

A mostra foi montada inicialmente para a feira do Livro de Frankfurt 2010. Com curadoria de Judith Gociol, reúne desenhos, material de divulgação, livros e fragmentos de vídeos que vão desde o século XIX até hoje. Há, além de originais, rascunhos, cartas, fotos e maquetes.

Uma linha do tempo apresenta os fatos mais destacados da história do país e guia o expectador durante sua visita, ajudando-o a associar os desenhos à conjuntura do país.

A mostra tem três grandes eixos: uma primeira parte sobre “A Fundação, a Terra e a Urbe”, a onde se inclui o tango, o futebol e imigração; uma segunda que se refere ao que não deve repetir-se “Nunca más”, e obviamente se refere aos golpes militares, ao gatilho fácil e à fome e, por fim, ua terceira em homenagem a Héctor Germán Oesterheld, criador de El Eternauta.

A entrada é livre a mostra pode ser vista até o dia 12 de março, das 12h às 20h.

O catálogo pode ser baixado AQUI.

Escrevi recentemente uma coluna sobre quadrinhos argentinos no Noblat. O texto completo está AQUI.

9 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *