Viagens com escritores peruanos

A nota abaixo traduzi do blog Papeles Perdidos porque me pareceu que vocês podiam gostar. É uma versão bem resumida. O texto completo está AQUI, em espanhol e muito mais interessante.

É o seguinte: quem viaja ao Peru conta agora com três excelentes rotas literária para seguir os passos de três de seus escritores mais emblemáticos: o Nobel Mario Vargas Llosa, o poeta César Vallejo, e ainda o autor de novelas como “Todas las sangres” e outros livros que mergulham na cultura andina, José María Arguedas, cujo centenário se celebra este ano.

As guias foram escritas pelo jornalista Rafo León e não são guias típicas. Isto é, nem sempre levam a lugares bonitos e com infra-estrutura ao turismo. No caso de Arguedas, se visitam locais no interior do sul andino, pequenos povoados mesmo.  A idéia é que ajudar o leitor a compreender tanto a vida quanto a obra desses autores.

A Lima de Vargas Llosa (persona muy podo grata na Argentina neste momento, pelo que anda dizendo do país por aí…), por exemplo, se adentra por bairros bem pouco usuais. Sobre tudo porque é uma viagem ao passado, aos locais que o escritor freqüentou nos anos 40 e 50. A casinha da velha Miraflores, os lugares de boemia do centro e até as ruas do bar Catedral, da novela Conversa na Catedral.

Os livros são de distribuição gratuita,  editados por Promperú, e podem ser acessados AQUI, em pdf.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *