Dica de leitura


Acabo de ler Síndrome de Ulisses, de Santiago Gamboa, publicado no Brasil em 2006, e hoje mesmo saí correndo para comprar Necrópolis, sua obra mais recente. Simplesmente me encantei com este autor colombiano de quem nunca tinha lido nada.

No caso de Síndrome, o livro conta a “saga” de um jovem chamado Esteban, que abandona Bogota para estudar e se tornar escritor numa Paris até então desconhecida. Chegando lá, a cidade bela, romântica, cheia de luz e democrática se transforma num lugar frio, escuro, de exclusão absoluta e de rara possibilidade – deixa de ser a Paris em festa de Hemingway.

O jovem aspirante a escritor, embora estude na Universidade de Sorbonne, acaba lavando pratos num restaurante oriental e se envolvendo com outros imigrantes de diferentes nacionalidades.

El Síndrome de Ulises, también conocido como síndrome del emigrante con estrés crónico y múltiple, es un síndrome de naturaleza psicológica que se caracteriza por un estrés crónico que viene asociado a la problemática de los emigrantes al afincarse en una nueva residencia. El nombre viene variado del héroe mítico Ulises el cual, perdido durante muchísimos años (diez según Homero) en su camino de vuelta a Ítaca, añoraba su tierra de origen pero se veía imposibilitado de volver a ella.

Deixo a seguir uma boa crítica do livro que encontrei em CRONOPIOS e um link para um trabalho acadêmico também sobre a obra. Está AQUI.

1 Comment

  • Fernando disse:

    Gisele,

    vou tratar de comprar o livro! Tenho lido e relido “Conversas com Cortázar”, bem como os contos de “Alguém que Anda por Aí”. Fascinante a influência do “exílio” voluntário, particularmente o papel de Paris na obra de Julio Cortázar. Acho que o livro de Gamboa vem ao encontro dessas inquietações.

    Obrigado pela dica.

    Abraços,

    Fernando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *