Peronista e cool

A trincheira política do verão portenho é um bar chamado Perón Perón, que homenageia o fundador do Partido Justicialista, Juan Domingo Perón.

A casa abriu em novembro e imediatamente caiu nas graças da cúpula do governo e de simpatizantes do projeto Kirchner. São freqüentadores do local desde políticos como o ministro da economia, Amado Boudou, até músicos como Jaime Torres.

O Perón Perón está em Palermo, um dos bairros da moda de Buenos Aires, e tem uma decoração totalmente alusiva, com fotos, documentos e iconografia do movimento peronista.

Ao entrar, o que impacta é o provocador altar em homenagem a Evita, encravado no meio da sala, com velas, flores e santos que rodeiam uma foto da “chefe espiritual da nação”. Depois, os grafites nas paredes com frases como “Fuerza Cristina”.

O texto integral está no Cartas de Buenos Aires de hoje, no Noblat. É só clicar AQUI.

 

7 Comments

  • Discepolin disse:

    Que suene el chamamé de la buena digestión!!! A mi me lo vas a contar?

    pd: el almuerzo viene con subsidio?

  • martha disse:

    DEBE SER DIVERTIDO IR.AUNQUE UNA NO SEA DEL
    ” PALO” LA VERDAD ES QUE LA IDEA ME PARECE
    BÁRBARA.

  • Fernando disse:

    Gisele,

    Falando em Perón, vi aqui, há alguns anos no Festival “É Tudo verdade”, um filme chamado Puerta 12, de um sujeito chamado Pablo Tesoriere.

    Achei o documentário muito interessante. Tinha como pano de fundo um jogo entre Boca e River, nos idos de 1968, que terminou tragicamente por conta dos slogans peronistas (proíbidos) mas cantados pela torcida do Boca.

    Você tem notícias desse diretor aí em B. Aires?

    Abraços.

    • Gisele Teixeira disse:

      Fernando, nunca ouvi falar desse diretor, mas vou dar uma investigada. Acabo de voltar do cinema e vi um documentário muito intrigante sobre a feira La salada. Chama-se Hacerme feirante. Amanha vou colocar um post sobre ele.

    • Eduardo disse:

      Puerta 12 era el nombre de la puerta del estadio donde se produjo una avalancha. Los principales culpables son los arquitectos, que diseñaron una escalera de 80 escalones sin descansos. Se produjo una avalancha y 70 personas murieron aplastadas contra la reja, que estaba inexplicablemente cerrada.. Es posible que para vender más el film se hayan agregado algunas teorías conspirativas…
      La dictadura militar de entonces es responsable de otros crímenes, pero no de éste.
      Las escaleras fueron después ampliadas, para el mundial 78 y la puerta 12 se llama hoy Puerta L…

      • Fernando disse:

        Fascinante, Eduardo.

        Infelizmente acabei comprando a visão que o diretor apresentou no filme e no debate que se seguiu a exibição.

        Será um exemplo que utilizarei sala de aula quando fala das vesões e da construção do discurso histórico.

        Se você possuir mais informações sobre o contexto da época e quiser compartilhá-las será muito útil para as pesquisas que desenvolvo sobre cinema.

        Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *