Todo o cinema é político

Começa nesta sexta em Buenos Aires o primeiro Festival Internacional de Cine Político. O evento apresentará 350 películas de lugares como Índia, Palestina, Irlanda e Polônia, entre outros.

Os filmes podem ser vistos em três sedes: Cine Incaa-Gaumont (Av. De Mayo 1635), Centro Cultural de la Cooperación (Av.Corrientes 1543) e Auditorio Bauen (Callao 360).

O objetivo do festival é mostrar “outras vozes”, aquelas que testemunham o que a produção “consagrada” não mostra sobre a realidade social de povos e comunidades do mundo inteiro.

Entre os filmes selecionados estao o palestino Disparar al elelfante/To shoot an elefant (trailer acima), sobre estrangeiros na Faixa de Gaza, além de Culpable Presunto, uma produção mexicana sobre a luta de um homem que foi condenado a 20 anos de prisão sem absolutamente nenhuma prova.

Outro destaque é La Cicatriz de Paulina, uma produção suíça-peruana sobre uma criminosa campanha de esterilização forçada levada a cabo pelo presidente Alberto Fujimori.

Paralelo à competição acontece uma retrospectiva do argentino Leonardo Favio; um panorama latino-americano e uma mostra de cinema cubano. Os homenageados do festival são o diretor franco-grego Constantín Costa Gravas e o cubano Santiago Alvarez.

Outras informações e a programação completa AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *