Cartas de Baires: Começa a “pelea” na capital

Segue, na íntegra, a coluna Cartas de Buenos Aires, publicada hoje, no Noblat.

O fim de semana marcou a largada para as eleições na cidade de Buenos Aires, quarto distrito eleitoral da Argentina, mas principal vitrine da política do país e sede do governo federal.

A disputa, marcada para 10 de julho, quando serão eleitos o chefe de governo, o vice e ainda os legisladores portenhos, pode ser considerada um termômetro de como estão as forcas políticas para a eleição presidencial de outubro.

Ao total, são 12 candidatos ao governo de Buenos Aires, sendo que três encabeçam as pesquisas. O atual prefeito, Maurício Macri (PRO); Daniel Filmus (Frente para la Victoria), candidato apoiado pela presidente Cristina Kirchner; e Fernando Pino Solanas (Proyecto Sur).

Macri, que há poucas semanas desistiu da disputa presidencial, aparece como favorito nas pesquisas e tentará a reeleição. Será a terceira campanha do candidato de centro-direita – foi derrotado em 2003 e venceu em 2007.

Daniel Filmus, ministro da Educação durante o governo do falecido Néstor Kirchner, é candidato a balançar o favoritismo de Macri e levar a disputa para o segundo turno. Terá como vice o ministro do Trabalho, Carlos Tomada, há oito anos no cargo.

A entrada de um ministro na fórmula indica que a Casa Rosada não pretende brincar nessa eleição. O preferido de Cristina, no entanto, não era Filmus e sim o ministro da Economia, Armando Boudou, mas a presidente teve que se render ante as evidências das pesquisas, que davam vantagem a Filmus.

Embora Macri encabece as preferências, com mais de 30% dos votos de acordo com diferentes consultorias, em nenhuma delas ele aparece com possibilidade de vencer em primeiro turno. Se houver segundo turno na capital, o round será dia 31 de julho.

Em terceiro lugar está Fernando Pino Solanas, que também desistiu da presidencial.

Três dados de cada um dos candidatos para refrescar a memória: Macri foi presidente do Boca Júniors e é famoso por suas imitações de Freddy Mercury. Filmus foi o responsável por conduzir no ano passado, quando era senador, uma série de entrevistas com presidentes latino americanos, para o Canal 7, inclusive com o ex-presidente Lula (ver abaixo).

Já Solanas é muito conhecido no Brasil por seu trabalho no cinema. Dirigiu filmes como Sur e O Exílio de Gardel.

Só um candidato não ganha meu voto nem sob tortura.

Depois que terminei o texto, li que uma das propostas de Filmus é rever alguns trajetos das bicisendas. Espero que para melhor…nao queremos retrocesso! Deixo abaixo a primeira parte de um vídeo sobre a Masa Crítica, movimento de ciclistas que nao para de crescer no mundo todo. Os candidatos que nao se esqueçam disso…somos muito e gostamos de fazer barulho!!

3 Comments

  • Gisele Teixeira disse:

    Actualmente Buenos Aires tiene 65 kilómetros de ciclovías y se realizan unos 36 mil viajes diarios.

  • Ronaldo disse:

    Quem não ganha seu voto?
    Como assim Buenos Aires é o quarto distrito eleitoral? Quarto maior ou distrito número 4?

  • MARTHA disse:

    FILMUS ES UN POLÍTICO HONESTO(ALGO RARO EN
    ESTOS DÍAS), PERO SI SACA LAS BICISENDAS
    DEMUESTRA QUE ES MEDIO TONTO.YO VIVO EN LA
    PROVINCIA, ASÍ QUE NO VOTO EN LA CIUDAD,
    PERO IGUAL OPINO. INDIGNEZ VOUS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *