Cartas de Baires: 444 filmes sobre a ditadura militar

Segue abaixo a coluna Cartas de Buenos Aires, publicada hoje no Blog do Noblat. 

A ONG Memória Aberta, que coordena desde 1999 a ação de cinco organizações de direitos humanos, apresentou semana passada o projeto A Ditadura no Cinema: catálogo de filmes sobre a última ditadura, o terrorismo de estado e a transição democrática na Argentina.

O número de películas impressiona. São 444 obras, incluindo ficção, documentários e cinema experimental, produzidas a partir de 1976.

Desse total, 280 títulos foram recuperados e podem ser vistos (mas não podem ser copiados) pela população, na sede da ONG . O restante dos filmes está perdido ou fora do país.

As películas foram catalogadas de três formas. Por temas,que vão desde “a favor do regime” até filmes sobre a “transição democrática”, passando por “perseguição”, “Malvinas”, “o olhar das crianças”, “lugares de repressão” e “a igreja e sua cumplicidade”, entre outros. Ou ainda por ordem cronológica e alfabética.

Na catalogação, os organizadores encontraram duas pérolas – “Estoy herido” Ataque! (1977) e Frihetensmurar / Murallas de la libertad (Marianne Ahrne, 1978) – películas que durante muitos anos foram dadas como perdidas. Sabia-se de suas existências, mas não de seus rastros. Agora ambas estão à disposição dos argentinos.

A primeira é um filme a favor do regime, que exalta as Forcas Armadas em sua luta contra a guerrilha ocorrida em Tucumán, norte do país, em 1975. Na época, foi difundido apenas em quartéis.

A segunda, de origem sueca, narra a vida de um artista argentino no exílio e foi projetada na abertura do XI Festival Internacional de Cinema de Moscou em 1979, provocando constrangimento para a delegação argentina, que pediu sua retirada da mostra. E conseguiu.

Quase toda a filmografia de denúncia dos crimes da ditadura foi rodada no exílio, mas a partir da volta da democracia, em 1983, cresceu a produção sobre o tema na Argentina. Em 2010, foram realizados 32 obras sobre o assunto.

Na página do Memória Aberta  é possível encontrar cada filme com sua sinopse, data de estréia, trailer (quando possível) e toda a ficha técnica de produção.

Há 31 filmes sobre a apropriação de crianças nascidas em cativeiro, um dos temas mais polêmicos na Argentina atualmente. O primeiro deles, A História Oficial, foi rodado em 1985 e levou o Oscar de Melhor Película Estrangeira. Mas o drama segue. Nas telas e na vida real.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *