Um tesouro para fanáticos de Cortázar

Na edição de Evaristo Carriego, um comprovante de pagamento de excesso de bagagem

Buscando ilustrações para o post anterior encontrei um link de literatura do Instituto Cervantes, totalmente dedicado aos livros de Cortazar. É um primor.

A história é a seguinte: Aurora Bernárdez, viúva e herdeira universal do escritor, doou em 1993 à Fundação Juan March toda a biblioteca pessoal de Cortázar.

São mais de 4 mil volumes que estavam na casa da rua Martel, em Paris. Livros de arte, antigas edições de clássicos, livros de poesia em inglês e frances, dicionários, obras de consulta.

Nesse site do Cervantes vocês encontrarão a exposição virtual chama Los Libros de Cortázar, reunida e comentada por Jesús Marchamalo, a pedido da Funcación Juan March, que diz muito sobre a personalidade, gostos, afinidades e amizades literárias do escritor argentino.

No recorrido, encontramos anotações em livros, objetos que por anos ficaram guardados dentro de alguma obra, dedicatórias, marcadores de paginas, notas carinhosas. Detalhes de aparência pequena que revelam muito mais do que parecem sobre essa grande figura das letras universais.

Para “cortazianos” fanáticos como eu, é um verdadeiro achado.

Quierooo!!

Desenho encontrado dentro de livro de Rilke

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *